A preocupação com a preservação do patrimônio: estudo de caso do Ginásio das Dores em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.6928Palavras-chave:
Patrimônio. Preservação cultural. Escola La Salle Dores. Ginásio Nossa Senhora das Dores.Resumo
O presente artigo trata sobre o estudo da importância da preservação de patrimônios históricos, ressaltando a iniciativa da Rede La Salle que desde o ano de 2007 está envolvida com o processo de restauração e reutilização do Ginásio Nossa Senhora das Dores, situado no Centro Histórico de Porto Alegre o qual fazia parte da Escola La Salle Dores até final da década de cinquenta. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa em fotos, documentos, reportagens, revistas, folhetins da escola. Além do projeto de restauro e a continuação desta iniciativa que foi o documento realizado por uma comissão. Também foi realizado entrevistas com Irmãos Lassalistas. Os documentos e outros se encontram no Arquivo Central da Rede La Salle. O trabalho conclui que o restauro do patrimônio histórico da Rede La Salle e sua transformação em Centro Cultural irá preservar as memórias da instituição e evolução da sua obra educacional, além de dar novo conceito à edificação guardando suas características históricas e fortalecendo econômica e socialmente esta região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.