A preocupação com a preservação do patrimônio: estudo de caso do Ginásio das Dores em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.6928Keywords:
Patrimônio. Preservação cultural. Escola La Salle Dores. Ginásio Nossa Senhora das Dores.Abstract
O presente artigo trata sobre o estudo da importância da preservação de patrimônios históricos, ressaltando a iniciativa da Rede La Salle que desde o ano de 2007 está envolvida com o processo de restauração e reutilização do Ginásio Nossa Senhora das Dores, situado no Centro Histórico de Porto Alegre o qual fazia parte da Escola La Salle Dores até final da década de cinquenta. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa em fotos, documentos, reportagens, revistas, folhetins da escola. Além do projeto de restauro e a continuação desta iniciativa que foi o documento realizado por uma comissão. Também foi realizado entrevistas com Irmãos Lassalistas. Os documentos e outros se encontram no Arquivo Central da Rede La Salle. O trabalho conclui que o restauro do patrimônio histórico da Rede La Salle e sua transformação em Centro Cultural irá preservar as memórias da instituição e evolução da sua obra educacional, além de dar novo conceito à edificação guardando suas características históricas e fortalecendo econômica e socialmente esta região.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.