Educação e preconceito nas licenciaturas: um estudo exploratório a partir da Escala F

Autores

  • Rafael Baioni Nascimento Universidade Estadual de Montes Claros/Docente.
  • Luiz Fernando de Prince Fukushiro Universidade de São Paulo/Pesquisador.
  • Renan de Souza Nascimento Universidade Estadual de Montes Claros/Discente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.6960

Palavras-chave:

Preconceito. Escala F. Gênero. Raça. Sexualidade.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em dois cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros com o objetivo de averiguar a presença e o grau de preconceito por meio de cinco escalas do tipo Likert: a Escala F, de Adorno et al. (1950), três escalas construídas pelos autores para aferir o preconceito relativo a gênero, sexualidade e raça – tendo a Escala F como modelo –, e uma quinta escala, a Escala de Homofobia, apresentada em Venturi e Bokany (2011). Este trabalho se justifica pela alta incidência de violência contra mulheres, negros e pessoas LGBT no Brasil. Os resultados obtidos indicaram presença moderada de tendências machistas, racistas, homofóbicas, heteronormativas e de suscetibilidade de adesão ao fascismo, corroborando resultados de outros estudos e apontando para a necessidade de maiores investimentos no combate ao preconceito, em especial na educação.

Biografia do Autor

Rafael Baioni Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros/Docente.

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social.

Luiz Fernando de Prince Fukushiro, Universidade de São Paulo/Pesquisador.

Jornalista; Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo;Universidade de São Paulo.

Renan de Souza Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros/Discente.

Licenciado em História; Mestrando em História pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos