Rebeldes com causa: a juventude como agente de mudança social numa perspectiva histórica europeia

Autores

  • Elena Cruz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/aluna.
  • Cláudia Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Professora.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7085

Palavras-chave:

Juventude. Construção social. Mudança social. Século XIX.

Resumo

A relação estabelecida entre as ideias de juventude e de mudança social pode apresentar uma percepção de “naturalidade” para o senso comum. No entanto, ao adentar a trajetória da juventude como construção social, nota-se uma disputa por seu reconhecimento como parte legítima da vida em sociedade. Movimentos políticos, sociais e culturais favoreceram, advertida ou inadvertidamente, o surgimento do jovem como um ator social, visto pelo contexto europeu, a partir do século XIX. Para tanto, são tomados como referência textos de David Le Breton, Philippe Ariès, Jon Savage, Edgar Morin e Luis Antonio Groppo, entre outros autores, que nos ajudam a compreender os percursos da noção de juventude ao longo do tempo. Esse artigo evidencia o entendimento do jovem como um problema social, articulado com suas representações nas esferas públicas e, por outro lado, destaca a juventude como um rico objeto de estudo sociológico à luz dos meios de comunicação. A juventude se trata, portanto, de uma categoria de pensamento em permanente construção, sujeita a transformações sócio-histórico-culturais, em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Elena Cruz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/aluna.

Mestre e Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Docente de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na Universidade Estácio de Sá; Bolsista do Programa Institucional de Extensão UNESA.

Cláudia Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Professora.

Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS/UFRJ; Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil; Bolsista de Produtividade em Pesquisa –CNPq.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos