Pensando a noção de clínica em Psicologia no Brasil: clínica, clínico, terapêutico e terapêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7184

Palavras-chave:

Psicologia. Clínica. Psicoterapia. Discursos. Psicologia Clínica.

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo pensar a noção de clínica em Psicologia no Brasil. Fundamentado na análise de documentos que orientam e regulamentam a prática profissional no país, articulado com autores e autoras que discorrem sobre o tema, propõe mapear alguns dos discursos que envolvem a noção de clínica em Psicologia – definições, regulamentações, diretrizes, conceitos e sentidos. Por meio de uma análise de base Pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana, discorre sobre alguns dos discursos que sustentam a noção de clínica utilizando três pontos de análise: 1) Psicologia e a noção de clínica; 2) Regulamentações e diretrizes brasileiras; 3) Clínica, clínico, terapêutico e terapêutica.

Biografia do Autor

Daniel Dall'Igna Ecker, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS/ESP/UDESC/Psicólogo Clínico (CRP-12/18496).

Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com período sanduíche no LAPCIP - Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas - na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil; Psicólogo Clínico (CRP-12/18496) no Distrito Sanitário Norte, equipe Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS/ESP/UDESC

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos