Pensando a noção de clínica em Psicologia no Brasil: clínica, clínico, terapêutico e terapêutica
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7184Palavras-chave:
Psicologia. Clínica. Psicoterapia. Discursos. Psicologia Clínica.Resumo
Este ensaio teórico tem como objetivo pensar a noção de clínica em Psicologia no Brasil. Fundamentado na análise de documentos que orientam e regulamentam a prática profissional no país, articulado com autores e autoras que discorrem sobre o tema, propõe mapear alguns dos discursos que envolvem a noção de clínica em Psicologia – definições, regulamentações, diretrizes, conceitos e sentidos. Por meio de uma análise de base Pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana, discorre sobre alguns dos discursos que sustentam a noção de clínica utilizando três pontos de análise: 1) Psicologia e a noção de clínica; 2) Regulamentações e diretrizes brasileiras; 3) Clínica, clínico, terapêutico e terapêutica.Downloads
Publicado
2021-04-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.