Percepção de professores sobre a violência no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.7490Palavras-chave:
Violência escolar. Práticas escolares. Professores.Resumo
O presente trabalho é resultado de um estudo referente a violência no ambiente escolar, tema este que tem sido destaque em debates no mundo principalmente no meio educacional. Em busca de respostas, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a violência no ambiente escolar na percepção de professores. Utilizou-se o método de coleta misto que envolve dados qualitativos e quantitativos. Para a coleta de dados quantitativos foi utilizado o instrumento das características biosociodemográficas e para a coleta de dados qualitativos a entrevista com perguntas semiestruturadas. Os resultados identificaram como principais fatores os problemas relacionados com a violência na escola, omissão da família e o bullying. Percebeu-se nos relatos dos professores a angústia em conviver diariamente com a violência e a incapacidade e não se conseguir resolver satisfatoriamente estas situações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.