Percepção de professores sobre a violência no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.7490

Palavras-chave:

Violência escolar. Práticas escolares. Professores.

Resumo

O presente trabalho é resultado de um estudo referente a violência no ambiente escolar, tema este que tem sido destaque em debates no mundo principalmente no meio educacional. Em busca de respostas, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a violência no ambiente escolar na percepção de professores. Utilizou-se o método de coleta misto que envolve dados qualitativos e quantitativos. Para a coleta de dados quantitativos foi utilizado o instrumento das características biosociodemográficas e para a coleta de dados qualitativos a entrevista com perguntas semiestruturadas. Os resultados identificaram como principais fatores os problemas relacionados com a violência na escola, omissão da família e o bullying. Percebeu-se nos relatos dos professores a angústia em conviver diariamente com a violência e a incapacidade e não se conseguir resolver satisfatoriamente estas situações.

Biografia do Autor

Daniela Castro Reis, Universidade Federal Rural da Amazônia/ Professora.

Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará; Professora efetiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Selijane Lopes Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia.

Universidade Federal Rural da Amazônia.

Janine Soares Távora, Universidade Federal Rural da Amazônia.

Universidade Federal Rural da Amazônia.

Josilene Ferreira Mendes, Universidade Federal do Pará/ Professora

Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável; Professor de Magistério Superior na Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Edição

Seção

Artigos