Percepção de professores sobre a violência no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.7490Palabras clave:
Violência escolar. Práticas escolares. Professores.Resumen
O presente trabalho é resultado de um estudo referente a violência no ambiente escolar, tema este que tem sido destaque em debates no mundo principalmente no meio educacional. Em busca de respostas, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a violência no ambiente escolar na percepção de professores. Utilizou-se o método de coleta misto que envolve dados qualitativos e quantitativos. Para a coleta de dados quantitativos foi utilizado o instrumento das características biosociodemográficas e para a coleta de dados qualitativos a entrevista com perguntas semiestruturadas. Os resultados identificaram como principais fatores os problemas relacionados com a violência na escola, omissão da família e o bullying. Percebeu-se nos relatos dos professores a angústia em conviver diariamente com a violência e a incapacidade e não se conseguir resolver satisfatoriamente estas situações.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.