Desafios da in-visibilidade: representações sociais de ciganos em jornais brasileiros e portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7998

Palavras-chave:

Brasil. Ciganos. Mídia. Portugal. Representações sociais.

Resumo

Tendo em vista o papel dos diversos tipos de mídia na (re)produção de significados acerca de diferentes objetos sociais, este estudo teve, como objetivo, analisar as representações sociais de ciganos em notícias veiculadas por jornais brasileiros e portugueses. No total, foram analisadas 520 reportagens a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), e, dessas, 254 que abordavam diretamente os ciganos foram consideradas para a análise de conteúdo. Na CHD, foram identificadas as seguintes classes lexicais: no Brasil, modos de vida errantes, violações de direitos humanos, personagens secundários no cinema e na literatura, estilos musicais, e produção de cervejas; e em Portugal, violações de direitos humanos, vítimas e agressores, programas educacionais, e ofensas em contextos esportivos e políticos. Na análise de conteúdo, temáticas como estratégias de integração, autores de crimes, discriminação étnica, história e costumes, resistência e luta por direitos, e violações de direitos humanos foram encontradas nas reportagens dos jornais dos dois países. Os resultados permitiram analisar o processo de sociogênese das representações sociais, bem como discutir a dinâmica de exclusão/inclusão no contexto social contemporâneo. Portanto, ao evidenciar processos de visibilidade/invisibilidade aos quais os ciganos estão submetidos, o presente estudo auxilia na desnaturalização de construções sociais que dificultam a promoção de direitos fundamentais de grupos minoritários.

Biografia do Autor

Julia Alves Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo/Pesquisadora.

Doutora em Estudos Culturais pela Universidade do Minho/Portugal; Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Mariana Bonomo, Universidade Federal do Espírito Santo/Docente.

Doutorado e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento na UFES.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos