Ageísmo: uma revisão integrativa da literatura em língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.8115

Palavras-chave:

Ageísmo. Revisão Sistemática da Literatura. Língua Portuguesa.

Resumo

O artigo investiga como a produção acadêmica em língua portuguesa tem explorado o fenômeno ageísmo. A partir de pesquisa em duas bases de periódicos em língua portuguesa (SPELL e SCIELO Brasil e Portugal), foram encontrados 14 artigos, em que se analisou: i) o período da publicação, ii) nome dos periódicos, iii) área da CAPES que pertence, iv) Qualis do periódico. Foram analisadas, ainda, v) as autorias dos artigos, e vi) referências usadas. Os 14 artigos analisados foram publicados entre 2009 e 2019, em 10 diferentes periódicos, de estratos de alto impacto, com destaque para “Psicologia: Teoria e Pesquisa”, “Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia” e “Revista Análise Social” com 2 artigos cada, e “Revista Análise Psicológica” com 3 artigos. Os 14 artigos são de autoria de 34 autores, com destaque para Lucia França com dois artigos. Dos autores referenciados nos artigos, há dois grupos: brasileiros e americanos, sendo os nacionais, autores da psicologia, demografia e gerontologia, e americanos, autores da gerontologia, principalmente. O artigo apontou ainda quais são as obras mais vezes referenciadas, considerando os 14 materiais disponíveis nas bases pesquisadas. A realização de uma revisão sistemática da literatura em português sobre ageísmo apontou as lacunas e características da produção científica sobre o tema.

Biografia do Autor

Diogo Henrique Helal, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco/Professor e Pesquisador.

Pós Doutor em Administração, pelo CEPEAD – UFMG, Doutor em Ciências Humanas, com concentração em Sociologia, pela FAFICH - UFMG; Pesquisador Associado 2 da Diretoria de Pesquisas Sociais (DIPES), da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), onde é Coordenador Científico do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP); Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco.

Lauro Oliveira Viana, Universidade Federal do Piauí/Professor.

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza, Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba; Professor Titular da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos