Direitos Humanos de bebês e crianças pequenas: um olhar direcionado à Abordagem Pikler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8987

Palavras-chave:

Educação de bebês. Abordagem Pikler. Currículo. Primeiríssima Infância.

Resumo

A partir de um olhar direcionado à Abordagem Pikler, aos seus fundamentos e práticas, o presente artigo busca demonstrar e analisar a abordagem como um importante instrumento para a substancial efetivação e garantia dos direitos humanos de bebês e crianças pequenas na ação pedagógica de creches e escolas de educação infantil. Uma abordagem que eleva os próprios sujeitos a atores principais de seu desenvolvimento, apesar de reconhecer o adulto de referência como agente fundamental para essa garantia, que vai muito além do cuidar, alimentar e brincar, mas que pauta todas suas ações na afetividade, estabilidade do vínculo com o adulto-referência, no movimento livre e autônomo e no bom estado de saúde. Trata-se de um estudo bibliográfico sobre a Abordagem Pikler, relacionando-o a satisfação do direito à educação desde o nascimento.  

Biografia do Autor

Nicole Rivello Fortes de Almeida, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro.

Nicole é especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal Fluminense - UFF, bacharel em Direito pela Unilasalle/RJ, advogada e acadêmica em pedagogia pela Unilasalle/RJ. É pesquisadora do Laboratório Universitário de Pesquisa sobre Práticas Ativas de Aprendizado - LUPPAA e monitora em Iniciação à Pesquisa Científica pelo Unilasalle/RJ, é membra associada à Rede Pikler Brasil. Possui interesse de pesquisa em Direito à Educação e Direitos Humanos.

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis

 Doutor em Comunicação pela PUC-Rio com pós-doutorado em Educação pela UFF. Professor da Unilasalle-RJ (Graduação), UCP (Programa de Pós-graduação em Educação) e UNESA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4368412805880296

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos