Direitos Humanos de bebês e crianças pequenas: um olhar direcionado à Abordagem Pikler
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8987Palabras clave:
Educação de bebês. Abordagem Pikler. Currículo. Primeiríssima Infância.Resumen
A partir de um olhar direcionado à Abordagem Pikler, aos seus fundamentos e práticas, o presente artigo busca demonstrar e analisar a abordagem como um importante instrumento para a substancial efetivação e garantia dos direitos humanos de bebês e crianças pequenas na ação pedagógica de creches e escolas de educação infantil. Uma abordagem que eleva os próprios sujeitos a atores principais de seu desenvolvimento, apesar de reconhecer o adulto de referência como agente fundamental para essa garantia, que vai muito além do cuidar, alimentar e brincar, mas que pauta todas suas ações na afetividade, estabilidade do vínculo com o adulto-referência, no movimento livre e autônomo e no bom estado de saúde. Trata-se de um estudo bibliográfico sobre a Abordagem Pikler, relacionando-o a satisfação do direito à educação desde o nascimento.
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