Avaliação de propostas de educação integral em jornada ampliada em Municípios do Grande ABC Paulista

Daniela Assensio Galdi, Paulo Sérgio Garcia

Resumo


Este estudo analisou as propostas de Educação Integral em Jornada Ampliada (EIJA) em alguns municípios do Grande ABC Paulista, no tocante ao Ensino Fundamental, anos iniciais. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir do uso de entrevistas com as gestoras responsáveis pelos programas em suas cidades. Os resultados mostraram um certo caráter de improvisação, sem diretrizes bem definidas na formação de professores, nos espaços destinados ao projeto, nas interfaces com outras Secretarias, entre outras. Similaridades e diferenças foram identificadas, entre elas e com o ensino regular. No primeiro caso, entre os objetivos; na organização dos conhecimentos, com aulas regulares e oficinas baseadas nas indicações do Programa Mais Educação; nos projetos de educação inclusiva e na formação de professores. No segundo, nos espaços, sendo que alguns municípios possuíam prédios exclusivos para EIJA e outros “cantinhos” como meia quadra, pátios, quintais e corredores para organizar as oficinas. Este quadro encontrado demostra alguns avanços, no entanto, é necessário avançar para romper e dissociar as propostas do ensino regular. Os dados deste estudo podem ser usados em discussões em universidade e em espaços de formação.


Palavras-chave


EEducação Integral em Jornada Ampliada. Ensino Fundamental. Avaliação de propostas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9014

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