Avaliação de propostas de educação integral em jornada ampliada em Municípios do Grande ABC Paulista
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9014Palavras-chave:
EEducação Integral em Jornada Ampliada. Ensino Fundamental. Avaliação de propostas.Resumo
Este estudo analisou as propostas de Educação Integral em Jornada Ampliada (EIJA) em alguns municípios do Grande ABC Paulista, no tocante ao Ensino Fundamental, anos iniciais. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir do uso de entrevistas com as gestoras responsáveis pelos programas em suas cidades. Os resultados mostraram um certo caráter de improvisação, sem diretrizes bem definidas na formação de professores, nos espaços destinados ao projeto, nas interfaces com outras Secretarias, entre outras. Similaridades e diferenças foram identificadas, entre elas e com o ensino regular. No primeiro caso, entre os objetivos; na organização dos conhecimentos, com aulas regulares e oficinas baseadas nas indicações do Programa Mais Educação; nos projetos de educação inclusiva e na formação de professores. No segundo, nos espaços, sendo que alguns municípios possuíam prédios exclusivos para EIJA e outros “cantinhos” como meia quadra, pátios, quintais e corredores para organizar as oficinas. Este quadro encontrado demostra alguns avanços, no entanto, é necessário avançar para romper e dissociar as propostas do ensino regular. Os dados deste estudo podem ser usados em discussões em universidade e em espaços de formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.