A avaliação escolar como processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9170Palavras-chave:
Avaliação. Processos avaliativos. Práticas de ensino. Aprendizagem significativa.Resumo
O presente artigo versa sobre o conceito de avaliação como fator relevante nos processos de ensino e aprendizagem significativos. O objetivo do trabalho em questão é suscitar o debate em torno da importância do processo avaliativo no meio escolar. Para tanto, considera-se necessário contemplar seu contexto sócio-histórico, bem como dialogar com a prática pedagógica na construção epistemológica da aprendizagem significativa. O texto aprofunda os conceitos de avaliação formativa, somativa, mediadora e diagnóstica por meio das perspectivas de Hoffmann (2010), Abrahão (2004), Luckesi (2006) e Vasconcellos (1994; 2013). Entrelaça os conceitos descritos com a prática pedagógica e reflete acerca das defasagens avaliativas, as quais ocasionam uma escola classificatória e excludente. A metodologia, de abordagem qualitativa, conduz a uma pesquisa bibliográfica, que buscou seus dados em artigos e livros a respeito da temática, seguida de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir uma aprendizagem significativa através do processo avaliativo. Compreende-se que este processo passa pelo olhar atento do educador para e com o educando. O processo de avaliação é profundo e necessita de constante reflexão, pois a partir dele o educador pode ser capaz de reinventar a sua prática e o estudante se compreende como indivíduo crítico-reflexivo em seu contexto.Downloads
Publicado
2022-05-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.