Alunos com necessidades educacionais específicas: percepção docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9219

Palavras-chave:

Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Tecnologias Assistivas (TA). Alunos. Professores.

Resumo

Diante da questão: os professores que trabalham nos Campi I e II do CEFET-MG se sentem preparados para receber nas salas de aula alunos com NEE? Foi realizada uma pesquisa que teve o objetivo de verificar a percepção dos professores lotados nos Campi I e II do CEFET-MG no que tange à inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Para tal, foi realizada em 2021, uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, foi realizado um estudo de caso no CEFET-MG, no qual participaram 151 professores. Dentre os resultados, destaca-se que a maioria dos professores encontra obstáculos quando recebem em suas salas de aula alunos com alguma NEE. O motivo pode ser a falta de conhecimento sobre o que sejam as NEE; por não terem familiaridade com as Tecnologias Assistivas (TA), uma vez que mais da metade dos professores afirmaram não ter nenhum conhecimento sobre essas tecnologias; ou ainda, por não saberem como acontece o processo de inclusão no CEFET-MG. Portanto, espera-se que essa pesquisa traga novos olhares no que tange à inclusão no CEFET-MG, proporcionando novas possibilidades para que os alunos com NEE realmente sejam incluídos nas salas de aula regulares.

Biografia do Autor

Márcia Goretti Ribeiro Grossi, CEFET-MG/ Docente.

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG; Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica

Polliane de Jesus Dorneles OLiveira, CEFET-MG/ Pesquisadora.

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET- MG. Membro do Grupo de pesquisa AVACFETMG.

 

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos