Comunicação aumentativa e alternativa e a inclusão escolar: as experimentações de Luísa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9267

Palavras-chave:

Comunicação Alternativa e Aumentativa. Tecnologia Assistiva. Educação Inclusiva.

Resumo

O presente artigo busca analisar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) a partir de uma experiência com uma criança inserida na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como apoio o pesquisar-COM como estratégia metodológica da análise do caso colocado em discussão. A articulação entre as narrativas evidencia a potência do percurso escolhido pela professora com seus alunos. Além de pesquisadores da área da CAA para a fundamentação teórica, oferecem-se pistas da perspectiva da inclusão. A partir da análise, é possível identificar o quanto a CAA se coloca de forma favorável à comunicação entre a criança em foco e os seus colegas, assim como junto à professora, qualificando a inclusão escolar. O uso da CAA desencadeado pela professora oferece mediação nos processos de autonomia da criança. Destacamos, ainda, a importância do papel da professora nos processos inclusivos, tornando possível transpor as barreiras iniciais de comunicação para a efetivação de aprendizagens. 

Biografia do Autor

Jeruza Santos Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Doutoranda.

Mestra e Doutoranda em Educação PPGEDU na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Bolsista CNPq; Professora no município de Gravataí – RS.

Sheyla Werner Freitas, Centro Universitário Ritter dos Reis/ Docente

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Docente

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora na Faculdade de Educação da UFRGS e no PPGEdu/UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos