Erer e educação básica: perfil de quem produziu artigos entre 2015-2020

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará/Professora
  • Nicelma Josenila Costa de Brito Universidade Federal do Pará/Pesquisadora UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia)/
  • Larissa Estumano Soares Universidade Federal do Pará/Graduanda
  • Milena Farias e Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9358

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais. Escola Básica. Perfil. Produção Científica.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a produção científica sobre Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino Médio e Fundamental, por meio dos artigos publicados entre 2015 e 2020, qualificados entre A1 e B4. Especificamente, pretende identificar os (as) agentes que os produzem e com quem produzem. Para tanto, recorremos às formulações acerca de Campo Científico, Representações, ERER, Ensino Médio, Ensino Fundamental com: Bourdieu (2004; 2012); Chartier (1988); Silva (2004); Kuenzer (2010) e Rocha (2014), respectivamente. Para o tratamento da empiria, recorremos à Análise de Conteúdo e Estado da Arte em Bardin (2016) e André (2009). Inferimos que o maior volume das produções se encontra com as autoras. A Região Sudeste concentra, majoritariamente, produções sobre os anos finais do Ensino Fundamental, e o Nordeste, sobre o Ensino Médio. A interlocução entre as produções sobre o Ensino Médio alcança uma diversidade intrainstitucional, nacional e com alguma participação internacional. No que tange ao Ensino Fundamental, ainda aparece uma interlocução a ser ampliada em relação a tal diversidade. Essas interlocuções contribuem para a visibilidade da temática no campo da ERER e da Educação Básica, que tem sido produzida por professores (as) da Educação Básica e da Educação Superior.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará/Professora

Doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde 1994. Professora da Faculdade de História/IFCH, desde 2009.Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas e do Doutorado em Rede Educanorte. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (NEAB/GERA/UFPA). Bolsista Produtividade 1D CNPq. Participa da pesquisa em rede internacional com a UFES (coordenação da UFES); com a UFMA (coordenação da UFMA), e com a UFPR (coordenação da UFPR). Atua como supervisora de projeto de pesquisa do CEERT/2020. Integra a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas/ANPEd(2021 a 2023).Integra a Equipe Editorial/Científico de diversos periódicos nacionais. É membro da ANPEd; da ABPN e da ANPUH. Entre 2015 a 2021, publicou 35 artigos em revistas qualificadas; 14 Livros Organizados, 4 livros autorais; 45 capítulos de livros. Consultora ad hoc do CNPq e CAPES e parecerista Ad Hoc de diversas Revistas científicas. Atuou como Vice (maio/2020 a novembro/2020) e depois como Coordenadora do Doutorado em Educação/Rede Educanorte/PGEDA (novembro/2020 a maio de 2021), por essa última atuação, recebeu Menção elogiosa por meio da Portaria Nº 11, de 28/05 de 2021. Atuou como Membro do Comitê Julgador da chamada CNPq Nº02/2021- Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado. Atuou como Membro do Comitê de Julgador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF CNPQ/2020. Integrou a Comissão da Oficina Colaborativa para Concepção do Edital Equidade Racial na Educação Básica/ CEERT/2019. Integrou a Equipe de Avaliação de projeto CEERT/2020. Atuou na Diretoria de Apoio ao Docente e Discente da Administração Superior PROEG/UFPA (2016 a 2018). Coordenou2 Cursos de Especialização em ERER para o Ensino Fundamental (2010 a 2011 e 2015 a 2016/MEC/UNIAFRO) e o Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2017 a 2018/MEC/UNIAFRO). Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB (2013 a 2014). Atuou como Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS-Gestão 2012 a 2014). Participou da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2014 a 2016). Condecorada com o Diploma de Mérito ZUMBI DOS PALMARES, conferido pela Câmara de Vereadores de Belém (2016). Atuou em pesquisa em âmbito nacional (2009 a 2012), com coordenação nacional da UFMG; em outra pesquisa em rede, ocorrida entre 2015 a 2016, com coordenação nacional pela UFPR. Foi coordenadora do GT21/ANPEd (2015 a 2017). Integrou a Diretoria Regional Norte Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2010 a 2012). Coordenou a Linha Currículo e Formação de Professores, do PPGED/UFPA (2007 a 2009). Atuou na Diretoria Regional Norte/Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN/Gestão (2004 a 2006). Orientou 18 Dissertações de Mestrado e 6 Teses de Doutorado, até o presente momento. Desenvolve e orienta pesquisas nas temáticas: Formação de Professores; Educação das Relações Étnico-Raciais; Educação Básica; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes e Legislação educacional, todas relacionadas à Formação inicial e continuada de Professores.

Nicelma Josenila Costa de Brito, Universidade Federal do Pará/Pesquisadora UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia)/

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação pelo mesmo programa (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA, da Universidade Federal do Pará. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.

Larissa Estumano Soares, Universidade Federal do Pará/Graduanda

Discente do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará-UFPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES (08/2018 a 01/2020). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA/UFPA. Bolsista de Iniciação Científica-PIBIC/CNPq no Projeto Para Além das Salas de Aula: Sociabilidades Adolescentes, Relações Étnico-Raciais e Ação Pedagógica, sob a coordenação e orientação da Prof.ª Dr.ª Wilma de Nazaré Baía Coelho. Bacharela em Direito, Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará.

Milena Farias e Silva, Universidade Federal do Pará

Estudante do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA), bolsista de Iniciação Científica do CNPq e do Projeto Afrocientista do NEAB GERA/UFPA. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN.

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Publicado

2022-09-06

Edição

Seção

Artigos