Erer e educação básica: perfil de quem produziu artigos entre 2015-2020
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9358Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais. Escola Básica. Perfil. Produção Científica.Resumo
O objetivo deste artigo é examinar a produção científica sobre Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino Médio e Fundamental, por meio dos artigos publicados entre 2015 e 2020, qualificados entre A1 e B4. Especificamente, pretende identificar os (as) agentes que os produzem e com quem produzem. Para tanto, recorremos às formulações acerca de Campo Científico, Representações, ERER, Ensino Médio, Ensino Fundamental com: Bourdieu (2004; 2012); Chartier (1988); Silva (2004); Kuenzer (2010) e Rocha (2014), respectivamente. Para o tratamento da empiria, recorremos à Análise de Conteúdo e Estado da Arte em Bardin (2016) e André (2009). Inferimos que o maior volume das produções se encontra com as autoras. A Região Sudeste concentra, majoritariamente, produções sobre os anos finais do Ensino Fundamental, e o Nordeste, sobre o Ensino Médio. A interlocução entre as produções sobre o Ensino Médio alcança uma diversidade intrainstitucional, nacional e com alguma participação internacional. No que tange ao Ensino Fundamental, ainda aparece uma interlocução a ser ampliada em relação a tal diversidade. Essas interlocuções contribuem para a visibilidade da temática no campo da ERER e da Educação Básica, que tem sido produzida por professores (as) da Educação Básica e da Educação Superior.Downloads
Publicado
2022-09-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.