Relação entre compartilhamento do conhecimento e socialização organizacional em instituições de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9381

Palavras-chave:

Adaptação. Gestão do conhecimento. IES. Ingresso de servidores. Comportamento organizacional.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente ao Compartilhamento do Conhecimento e a Socialização Organizacional em Instituições de Ensino Superior (IES). O levantamento das publicações foi realizado em três bases de dados (Capes, Scielo e Dimensions) conduzido pelas seguintes questões norteadoras: como ocorre a socialização organizacional em IES? Como o Compartilhamento do Conhecimento em IES contribui para o processo de Socialização Organizacional? Para responder a essas questões, utilizando-se do método Systematic-Search Flow (SSF) - uma vez que esse sistematiza o processo de busca e garante a repetibilidade, além de focar na pesquisa exaustiva sobre o tema - foram selecionados estudos publicados entre fevereiro de 2010 a fevereiro de 2020. Para compor o corpus de análise de revisão, obteve-se 17 artigos. Verificou-se que, embora o Compartilhamento do Conhecimento e a Socialização Organizacional sejam termos usados com frequência na literatura nacional e internacional, pesquisas que analisem a relação entre ambos são escassas, sendo encontrados somente dois resultados, dos quais nenhum abordava especificamente a associação dos conceitos com IES.

Biografia do Autor

Fernanda Crocetta Schraiber, Universidade Federal de Santa Catarina/ Doutoranda.

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações; Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (DCO-UEM)

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (DCO-UEM).

 

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos