Relação entre compartilhamento do conhecimento e socialização organizacional em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9381Palavras-chave:
Adaptação. Gestão do conhecimento. IES. Ingresso de servidores. Comportamento organizacional.Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente ao Compartilhamento do Conhecimento e a Socialização Organizacional em Instituições de Ensino Superior (IES). O levantamento das publicações foi realizado em três bases de dados (Capes, Scielo e Dimensions) conduzido pelas seguintes questões norteadoras: como ocorre a socialização organizacional em IES? Como o Compartilhamento do Conhecimento em IES contribui para o processo de Socialização Organizacional? Para responder a essas questões, utilizando-se do método Systematic-Search Flow (SSF) - uma vez que esse sistematiza o processo de busca e garante a repetibilidade, além de focar na pesquisa exaustiva sobre o tema - foram selecionados estudos publicados entre fevereiro de 2010 a fevereiro de 2020. Para compor o corpus de análise de revisão, obteve-se 17 artigos. Verificou-se que, embora o Compartilhamento do Conhecimento e a Socialização Organizacional sejam termos usados com frequência na literatura nacional e internacional, pesquisas que analisem a relação entre ambos são escassas, sendo encontrados somente dois resultados, dos quais nenhum abordava especificamente a associação dos conceitos com IES.Downloads
Publicado
2022-05-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.