A interferência de um programa de liderança para mulheres e gestão da diversidade de gênero: o caso de uma empresa do ramo financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9596

Palavras-chave:

Conselho de administração. Diversidade de gênero. Programa de Liderança para Mulheres.

Resumo

Este artigo aborda a gestão da diversidade de gênero nas organizações e o objetivo esteve centrado em analisar, a partir da percepção dos gestores de uma empresa do setor financeiro, a interferência de um programa de liderança para mulheres na gestão da diversidade de gênero na organização. A pesquisa se caracteriza como aplicada, de caráter descritivo, com análise e discussão de dados sob o paradigma qualitativo. Os instrumentos consistiram em uma entrevista semiestruturada e observação participante. O grupo de participantes foi composto por oito pessoas com cargos de alta liderança da empresa. Os resultados das narrativas dos participantes indicaram a criação de duas categorias: a) diversidade de gênero na gestão da empresa – conselhos de administração; e b) diversidade e inclusão para além do programa de liderança para mulheres. Verificou-se que a direção da empresa em questão teve ingerência na inclusão e intencionalidade de trazer mulheres para os Conselhos de administração em todas as unidades da empresa uma vez que estas encontram-se em menor número que os homens. Ficou evidente que o debate acerca do programa de liderança para mulheres trouxe à baila a possibilidade de abordar a propositiva da diversidade e da inclusão em um escopo mais abrangente.

Biografia do Autor

Gisele Gomes, Universidade Feevale/ Doutoranda

É Doutoranda e Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale). Fez especialização em Negócios Internacionais pela Universidade de Economia Karol Adamiecki – Polônia. Graduada em Ciências Sociais pela Unisinos (2006). Especialista em Balanço de Gênero nas Organizações pela INSEAD. Certificações da UM Women sobre gênero, liderança e processos decisórios. É Embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes/WOCCU no Brasil. Integrante do Conselho Consultivo de Jovens Líderes WYCUP/EUA. É CEO da Gisele Gomes Co. que presta consultoria na área de Diversidade, Equidade e Inclusão para empresas e instituições. Palestrante nacional e internacional sobre liderança feminina, diversidade e intercultura. Possui experiência executiva em relações internacionais, governança e liderança.

Jacinta Sidegum Renner, Feevale/ Professora

Doutora e mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora/pesquisadora e do Programa Doutorado e Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale; É líder do Grupo de Pesquisa em Design da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2022-09-06

Edição

Seção

Artigos