Diversidade nas organizações: da ação afirmativa para o processo de gestão

Autores

  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale/Docente.
  • Gisele Gomes Universidade Feevale/Discente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.6705

Palavras-chave:

Diversidade. Ação afirmativa. Gestão.

Resumo

Este artigo objetiva analisar os conceitos de diversidade sob a ótica da administração e a transição da proposição de ação afirmativa para a gestão da diversidade nas organizações. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório realizada por meio de uma revisão sistemática da literatura de artigos publicados em periódicos. Apesar do contexto cultural diversificado da sociedade e das empresas, o tema é relativamente recente na agenda das organizações brasileiras. Compreende-se que a diversidade deixou de ser uma opção para as empresas, pois é considerada hoje um fator importante para o modelo de negócio em diversas organizações. Conviver com e entre as diferenças, seja de gênero, cor, religião ou classes, entre outras, é elemento de impacto nos resultados corporativos, gerando um negócio sustentável e com responsabilidade. Partindo da elaboração de um referencial teórico sobre a gestão da diversidade infere-se que o tema no Brasil e no mundo está em constante transformação sendo um campo fértil para estudos e publicações.

Biografia do Autor

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale/Docente.

Doutora e mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora/pesquisadora do Programa (Doutorado e Mestrado) em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale

Gisele Gomes, Universidade Feevale/Discente.

Especialista em negócios internacionais - Universidade de Katowice na Polônia, Especialista em balanço de gênero nas organizações - INSEAD - Singapura e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Edição

Seção

Artigos