Principais mudanças percebidas pelos pais relacionadas às práticas educativas parentais no contexto da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9763Palavras-chave:
Práticas educativas parentais, Covid-19, Estilos parentais.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos pais em relação às mudanças nas suas práticas educativas parentais e sua repercussão em relação aos filhos, na faixa etária dos 6 aos 12 anos, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo desenvolvido a partir da aplicação de um questionário do tipo Likert com 26 itens, os quais foram respondidos por 35 participantes que preencheram os critérios de inclusão. Os resultados indicam que as práticas educativas parentais mais prevalentes durante o contexto pandêmico foram a monitoria positiva e o comportamento moral, em detrimento daquelas consideradas negativas, tais como a negligência, a disciplina relaxada, a punição inconsistente e a monitoria negativa. A análise dos dados também permitiu destacar o predomínio do estilo parental autoritativo para a resolução de situações conflituosas. Foi possível identificar que, mesmo diante de um cenário desafiador, a maioria dos pais buscou o diálogo e o afeto como meio para resolução dos conflitos que surgiram com seus filhos durante o isolamento social e tantas outras adversidades trazidas pela pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.