Principais mudanças percebidas pelos pais relacionadas às práticas educativas parentais no contexto da covid-19

Autores

  • Jerusa Lorenzetti da Silva Universidade do Sul da Santa Catarina (UNISUL)
  • Rosa Cristina Ferreira de Souza Universidade do Sul da Santa Catarina (UNISUL)/Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9763

Palavras-chave:

Práticas educativas parentais, Covid-19, Estilos parentais.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos pais em relação às mudanças nas suas práticas educativas parentais e sua repercussão em relação aos filhos, na faixa etária dos 6 aos 12 anos, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo desenvolvido a partir da aplicação de um questionário do tipo Likert com 26 itens, os quais foram respondidos por 35 participantes que preencheram os critérios de inclusão. Os resultados indicam que as práticas educativas parentais mais prevalentes durante o contexto pandêmico foram a monitoria positiva e o comportamento moral, em detrimento daquelas consideradas negativas, tais como a negligência, a disciplina relaxada, a punição inconsistente e a monitoria negativa. A análise dos dados também permitiu destacar o predomínio do estilo parental autoritativo para a resolução de situações conflituosas. Foi possível identificar que, mesmo diante de um cenário desafiador, a maioria dos pais buscou o diálogo e o afeto como meio para resolução dos conflitos que surgiram com seus filhos durante o isolamento social e tantas outras adversidades trazidas pela pandemia. 

Biografia do Autor

Jerusa Lorenzetti da Silva, Universidade do Sul da Santa Catarina (UNISUL)

Psicóloga pela Universidade do Sul da Santa Catarina (UNISUL).

Rosa Cristina Ferreira de Souza, Universidade do Sul da Santa Catarina (UNISUL)/Docente.

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul da Santa Catarina (UNISUL); Docente na UNISUL. 

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos