O não-surrealismo de Frida Kahlo
DOI:
https://doi.org/10.18316/1235Keywords:
Frida Kahlo. Surrealismo. Alteridade. México.Abstract
Em diferentes momentos, nos escritos de diferentes autores, a pintora mexicana Frida Kahlo foi considerada uma representante da corrente artística Surrealista. O presente artigo pretende demonstrar, por um lado, o que motivou essa forma de interpretação e quais escritos incentivaram a propagação dessa linha de pensamento. Por outro lado, pretende-se esclarecer a razão pela qual a obra de Frida Kahlo na verdade não corresponde aos princípios surrealistas. Considerá-la parte integrante desse movimento pode levar, como será demonstrado a seguir, a uma compreensão limitada de seu trabalho. Para bem apreciar as nuances de sua obra é primeiro necessário ter em mente que sua classificação como surrealista foi decorrente de uma determinada constelação histórica. O distanciamento da interpretação surrealista permite a melhor compreensão das singularidades do trabalho de Frida Kahlo, como pretende mostrar este artigo.
Palavras-chave: Frida Kahlo. Surrealismo. Alteridade. México.
Frida Kahlo’s non-surrealist art
Abstract
In different occasions Mexican painter Frida Kahlo has been recognized as a surrealist artist. Thus, this article aims at showing the origins o this interpretation as well as how kind of perception was spread. On the other hand, it intends to highlight the reasons why Kahlo’s paintings do not complywith the principles underlying the surrealistic movement. On the contrary,regarding this painter’s work as part of the surrealistic movement may lead to a superficial understanding of it. Grasping the full scope of her work requires acknowledging that the surrealistic perception of Kahlo’s paintingshad its origins in certain historical circumstances. As a result, being far from this perception makes it possible for those who admire her art to notice itsuniqueness, as this article aims at presenting.
Keywords: Frida Kahlo. Surrealism. Alterity. Exoticism. Mexico.
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