Política educacional e os paradigmas éticos no cenário atual:um breve estudo
DOI:
https://doi.org/10.18316/471Keywords:
Ética.Política educacional. Gestão da educaçãoAbstract
Este trabalho desenvolve uma breve reflexão sobre ética e educação, abordando o questionamento sobre ética e poder e os paradigmas éticos e a educação. Busca, à luz da argumentação, levantar uma indagação sobre a função social da escola e as diretrizes da política educacional, política que se orienta pelos princípios de igualdade e de eqüidade, fundamentados no pressuposto da qualidade social do processo educativo que ocorre no sistema de ensino. Em razão dessa indagação, aponta-se para os elementos de insegurança e vulnerabilidade que atuam sobre os valores e normas de convivência, gerando questionamentos sobre as representações elaboradas pelos indivíduos a partir de um conteúdo axiológico objetivado, que se apresenta como categoria ontológico-social. Considera-se moral e política como sistemas normativos distintos e se faz uma breve leitura do repto que se apresenta à política educacional na realidade dos atuais cenários político e econômico, em que se situam mais agudamente as questões de concentração de renda e exclusão social. Aborda-se a educação como um projeto simultaneamente político e filosófico, acolhendo-se as dimensões que compõem o paradigma da educação.
Palavras-chave: Ética. Política educacional. Gestão da educação.
Educational policy and the ethical paradigm in the contemporary scene: an approach
Abstract
This essay develops a brief reflection on ethics and education, dealing with the questioning about ethics and power and the ethical paradigm and education, trying to question school’s social function and the routes of the educational policy, which is guided by the equality and equity principles, established on the presupposition of the social equality of the educative process occurring in the educational system. One points out to the insecurity and vulnerability elements that act on the values and standards of sociability, generating questions on social representations elaborated by individuals and their axiological contents. Moral and politics are considered distinct normative systems and one makes a brief reading of the challenge that is presented to the educational policy in the scenario where income concentration and social exclusion are more acutely situated. Education is considered as a project simultaneously political and philosophical, having in mind the dimensions that form the educational paradigm.
Keywords: Ethics. Educational policy. Management of education.
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