Análise do ensino sobre saúde do idoso em um curso de medicina

Authors

  • Francisco José Passos Soares Universidade Federal de Alagoas/Docente, Titular da Faculdade de Medicina
  • David Costa Buarque Faculdade de medicina da Universidade Federal de Alagoas/professor

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4739

Keywords:

Educação médica. Geriatria. Gerontologia. Saúde do idoso.

Abstract

O aumento da expectativa de vida e da população idosa é fenômeno mundial. No Brasil, teremos 41,5 milhões de idosos em 2030, porém sequer metade das escolas médicas brasileiras incorporam conteúdos sobre o envelhecimento humano. Objetivando o diagnóstico situacional do ensino da Geriatria e da Gerontologia em um curso médico, realizou-se análise documental no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e planos de aula das disciplinas através da (1) definição de categorias de análise e unidades de registro, (2) exploração documental e (3) análise e interpretação dos dados. As unidades de registro foram identificadas nas diretrizes propostas pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, totalizando 71 conteúdos mínimos a serem buscados no PPC. Houve previsão para abordagem de 13 dos 71 conteúdos, apenas quatro com abordagem completa. Verificou-se, deste modo, grande lacuna no ensino de conteúdos mínimos em geriatria e gerontologia em um curso médico.

Author Biographies

Francisco José Passos Soares, Universidade Federal de Alagoas/Docente, Titular da Faculdade de Medicina

Pós-doutor em Bioética pela Cátedra da UNESCO-Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo; Professor na Universidade Federal de Alagoas

David Costa Buarque, Faculdade de medicina da Universidade Federal de Alagoas/professor

Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED-UFAL); Professor de Semiologia Médica na Faculdade de medicina da Universidade Federal de Alagoas - FAMED-UFAL

Published

2019-07-16

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)