Retirando a poeira: um caminho histórico para o reconhecimento do carnaval em Joinville como uma manifestação cultural
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.6582Keywords:
Carnaval. Direitos Culturais. Joinville.Abstract
O presente artigo tem como propósito apresentar os vestígios históricos do Carnaval como uma festa popular na cidade Joinville, em Santa Catarina, entre o final do século XIX e início do século XX, a partir fontes documentais coletadas no Arquivo Histórico Municipal da cidade. A proposta busca problematizar o Carnaval como uma manifestação cultural da cidade apresentado por meio das notícias de jornais vinculadas a respeito dos belos corsos e préstitos que passaram pela ainda Colônia Dona Francisca, um fato que contrasta com a imagem sisuda e do atual momento em que o Carnaval não figura como um discurso de festa popular na cidade. Ainda, no recorte histórico proposto, discute-se como no momento momesco, Joinville como se esforçava para acompanhar as “tendências” carnavalescas dos grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro e Recife. Nesse sentido, o artigo reflete como o Carnaval foi, e, infere-se que ainda é, uma manifestação cultural importante na cidade, sendo abrigado pelos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988. Diante das análises realizadas, pode-se sugerir que o Carnaval é uma festa popular na cidade de Joinville, e, como tal, é um direito cultural de sua população apoiado por sua historicidade apenas adormecida por camadas de poeira.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.