Radiodifusão, web rádio e podcast: o ensino do jornalismo em áudio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.7177

Keywords:

Rádio. Comunicação. Jornalismo. Novas tecnologias. Podcast.

Abstract

Durante o período de isolamento social, realizado em virtude da pandemia de coronavírus, a audiência das emissoras de rádio no Brasil aumentou. Mais uma vez, o meio de comunicação que é pautado pela simplicidade e baixo custo mostrou eficiência como fonte de prestação de serviços, informação e também entretenimento. Este artigo discute a evolução do rádio ao longo de um século. De peça central nas salas de casa, passando pela mobilidade e instantaneidade, à chegada da comunicação em podcasts. Para preparar os profissionais que trabalham com o rádio, escolas de comunicação precisam estar atentas às mudanças tecnológicas e levar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de conteúdo em áudio. Como metodologia, foi feita a revisão bibliográfica sobre o tema, além da descrição do estudo de caso sobre o ensino de radiojornalismo em uma Faculdade de Comunicação. Como principais resultados, destacamos que o rádio mantém uma grande relevância como meio de baixo custo e grande audiência, sendo que neste momento as novas tecnologias possibilitam a exploração de novos formatos. Destaca-se também que o rádio deixou de ser um veículo de comunicação de abrangência regional – atualmente a produção radiofônica tem alcance global, além disso, é marcada por elementos como a interatividade, multilateralidade, portabilidade, mobilidade e acesso e consumo individualizado.

Author Biographies

Antônio Francisco Magnoni, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação / Universidade Estadual Paulista/Professor

Pós-Doutor pela Universidad Nacional de Quilmes, Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/Unesp) de Marília, SP; Professor de Jornalismo Radiofônico e de Projetos Experimentais do Departamento de Comunicação Social da  Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/Unesp) Bauru. Orientador nos Programas de Mestrado e Doutorado em Mídia e Tecnologia-PPGMiT- da FAAC/Unesp.

William Douglas de Almeida, Universidade de São Paulo/Pesquisador

Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Estudos Socioculturais do Movimento Humano); Gestor em comunicação pública na Empresa Brasil de Comunicação. Integrante do Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (GEO-USP) e membro da Academia Olímpica Brasileira. 

Wellington Leite, Faculdades Integradas de Bauru (FIB)/Professor

Mestre em Comunicação Midiática e doutorando Mídia Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp Bauru; Professor na Faculdades integradas de Bauru (FIB ).

Published

2020-12-09

Issue

Section

Artigos