Felicidade no trabalho e diferentes perspectivas geracionais: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8752Keywords:
Felicidade no Trabalho. Baby Boomers. Geração X. Geração Y.Abstract
Os estudos sobre a felicidade no trabalho têm sido considerados emergentes no campo da gestão de pessoas, configurando-se como relevantes e com amplo espaço nas pesquisas acadêmicas. Existem lacunas na literatura sobre o que constitui a felicidade no trabalho e como isso pode variar entre indivíduos e contextos organizacionais. Sendo assim, com o objetivo de mapear as produções científicas nacionais e internacionais que contemplam os temas felicidade no trabalho e diferentes perspectivas geracionais, realizou-se uma pesquisa do tipo revisão integrativa da literatura, por meio das bases de dados eletrônicas Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Ao total, 21 artigos foram analisados, e os resultados indicaram que o escopo científico sobre o tema é novo e está em desenvolvimento no contexto acadêmico. Tal escassez indica que em termos de maturidade, a interface entre felicidade no trabalho e diferentes geraçõesainda está em sua infância. Logo, a fomentação de mais pesquisas sobre o tema possibilitará aos gestores compreenderem melhor os trabalhadores e como os mesmos percebem a felicidade no trabalho. Essa compreensão poderá fornecer importantes subsídios para a construção de políticas, programas e práticas organizacionais que visam promover a felicidade laboral de equipes multigeracionais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.