DEPENDÊNCIA DE INTERNET E AUTOESTIMA

INFLUÊNCIAS E IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11579

Palabras clave:

saúde do estudante universitário, autoestima, internet, promoção a saúde, universidades

Resumen

O ambiente universitário traz diversos desafios aos jovens estudantes e influencia diretamente nas vulnerabilidades que afetam sua saúde mental. Durante esse período os estudantes também acessam muito a internet para estudos e trabalho, assim como para lazer, aumentado o risco para dependência de internet. Sob referencial teórico, é possível identificar a autoestima como um fator ligado ao uso abusivo de internet. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre autoestima e dependência da internet de estudantes universitários. Trata-se de um estudo transversal, com caráter quantitativo em uma amostra de 378 estudantes universitários de ensino superior em Centro Universitário de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, IATT – Internet Addiction Teste e Escala de Autoestima de Rosemberg. As análises foram realizadas através do programa estatístico IBM SPSS Statistics Version 21. Os resultados indicaram relação entre a autoestima a dependência de internet, indicando maior prevalência de dependência de internet em estudantes que apresentam autoestima insatisfatória.

Biografía del autor/a

Aline Banganha Prato , Centro Universitário Adventista de São Paulo

Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP SP Mestrado em Promoção da Saúde. Doutora em Saúde Pública USP. Psicóloga. Mestre em Promoção da Saúde. Experiência na área de Treinamento e Desenvolvimento. Vivência no monitoramento do clima organizacional. Responsável pelo planejamento e execução de programas direcionados ao desenvolvimento de lideranças e aumento da performance dos colaboradores. Experiência em Departamento Pessoal nas áreas de admissão e benefícios. Disponibilidade para viagens. Vivência internacional. Trabalho voluntário.

Elisabete Agrela de Andrade, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) UNESP (Assis), Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Estágio em Psicologia Social da Universitat Autônoma de Barcelona - UAB . Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde; Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública; docente da Graduação em Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do UNASP São Paulo. Também é pesquisadora do CEPEDOC/FSP/USP Centro Colaborador da OMS em Promoção da Saúde. Desenvolve projetos de pesquisas na relação entre Ciências da Saúde e Ciências Humanas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Promoção da Saúde, assim como na área da Psicologia com ênfase na Psicologia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, saúde mental, saúde pública, psicologia social e psicologia da saúde.

Citas

ANDERSON, M.; JIANG, J. Teens, social media & technology 2018. Pew Research Center, Washington, ano 14, p. 1, 31 mai. 2018.

ANDRADE, E; BÓGUS, C M. O empoderamento na percepção de trabalhadores e usuários de um programa de promoção da saúde do SUS. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. art. e597111234869 [12], 2022.

ANDREASSEN, C.S.; PALLESEN, S.; GRIFFITHS, M.D. The relationship between addictive use of social media, narcissism, and self-esteem: Findings from a large national survey. Addictive Behaviors, v. 64, p. 287-93, 2017.

ARNETT, J. Emerging adulthood(s): The cultural psychology of a new life stage. In: Jensen LA, editor. Bridging cultural and developmental psychology: New syntheses in theory, research and policy. New York, NY: Oxford University Press, p. 255–75, 2011.

BAHRAINIAN, A.S.; ALIZADEH, K.H.; RAEISOON, M.R.; GORJI, O.H.; KHAZAEE, A. Relationship of Internet addiction with self-esteem and depression in university students. Journal of preventive medicine and hygiene, v. 55, nº 3, p. 86-9, 2014.

BERGAGNA, E.; TARTAGLIA, S. Self-Esteem, Social Comparison, and Facebook Use. Europe’s Journal Psychology, v. 14, nº 4, p. 831-45, 2018.

BERNARDI, A.J. Informação, comunicação, conhecimento: evolução e perspectivas. Transinformação, Campinas, v. 19, nº 1, p. 39-44, 2007.

BLANCO, C.; OKUDA, M.; WRIGHT, C.; HASIN, D.S.; GRANT, B.F.; LIU, S.M.; OLFSON, M. Mental health of college students and their non-college-attending peers: results from the National Epidemiologic Study on Alcohol and Related Conditions. Archive General Psychiatry , v. 65, nº 12, p. 1429-37, 2008.

CHENG, C.; LI, A.Y. Internet addiction prevalence and quality of (real) life: A meta-analysis of 31 nations across seven world regions. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 17, nº 12, p. 755–760, 2014.

CHUNG, J.M.; ROBINS, R.W.; TRZESNIEWSKI, K.H.; NOFTLE, E.E.; ROBERTS, B.W.; WIDAMAN, K.F. Continuity and change in self-esteem during emerging adulthood. Journal of personality and social psychology, v. 106, nº 3, p. 469-83, 2014.

CONTI, M. A.; JARDIM, A. P.; HEARST, N.; CORDÁS, T. A.; TAVARES, H.; Abreu, C. N. D. Avaliação da equivalência semântica e consistência interna de uma versão em português do Internet Addiction Test (IAT). Revista Psiquiatria Clínica, v. 39, n. 3, p. 106-10, 2012.

DELL’OSSO, B.; ALTAMURA, A.C.; ALLEN, A.; MARAZZITI, D.; HOLLANDER, E. Epidemiologic and clinical updates on impulse control disorders: A critical review. European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, v. 256, nº 8, p. 464-75, 2006.

DEMIRER, V. SAHIN, I. Loneliness, self-esteem, and life satisfaction as predictors of Internet addiction: A cross-sectional study among Turkish university students. Scandinavian Journal of Psychology, v. 54, nº4, p. 313-9, 2013.

FRANCHINA, V.; VANDEN ABEELE, M.; VAN ROOIJ, A.J.; LO COCO, G.; DE MAREZ, L. Fear of Missing Out as a Predictor of Problematic Social Media Use and Phubbing Behavior among Flemish Adolescents. International journal of environmental research and public health, v. 15, nº 10, 2018.

GORESTEIN, C.; WANG, Y.P.; HUNGERBÜHLER, I. (orgs). Instrumentos de avaliação em saúde mental. Porto Alegre: Artmed. 2016.

GRIFFITHS, M.D. Towards a risk factor model of fruit machine addiction: A brief note. Journal of Gambling Studies, v. 11, p. 343-46, 1995.

GRIFFITHS, M.D.; KUSS, D.J.; BILLIEUX, J.; PONTES, H.M. The evolution of Internet addiction: A global perspective. Addictive Behaviors, v. 53, 2016.

HUNT, J.; EISENBERG, D. Mental health problems and help-seeking behavior among college students. Journal of Adolescent Health, v. 46, p. 3-10, 2009.

IBRAHIM, A.K.; KELLY, S.J.; ADAMS, C.E.; GLAZEBROOK, C. A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research., v.47, nº 3, p. 391-400, 2013.

KUMAR, M.; MONDAL, A. A study on Internet addiction and its relation to psychopathology and self-esteem among college students. Industrial Psychiatry Journal, v. 27, nº1, p.61-6, 2018.

LAWSON, E. Debrief: Digital minimalism and the Deep End. The British journal of general practice: the journal of the Royal College of General Practitioners, v. 69, nº 681, 2019.

LI, W., O'BRIEN, J.E., SNYDER, S.M., HOWARD, M.O. Characteristics of internet addiction/pathological internet use in U.S. university students: a qualitative-method investigation. PloS one, v. 10, nº 2, 2014.

NEWPORT, C. Minimalismo Digital. Rio de Janeiro: Ed. Alta Books, 2019.

PANAYIDES, P.; WALKER, M.J. Evaluation of the psychometric properties of the Internet Addiction Test (IAT) in a sample of Cypriot high school students: The Rasch measurement perspective. Europe’s Journal of Psychology, v. 8, nº 3, 2012.

PEDRELLI, P.; NYER, M.; YEUNG, A.; ZULAUF, C.; WILENS, T. College Students: Mental Health Problems and Treatment Considerations. Academic Psychiatry, v. 39, p. 503–11, 2015.

PIDGEON, A.M.; MCGRATH, S.; MAGYA, H.B.; STAPLETON, P.; LO, B.C. Psychosocial moderators of perceived stress, anxiety and depression in university students: An international study. Open Journal of Social Sciences, v. 2, nº 23, 2014.

PUJAZON-ZAZIK, M.; PARK, M.J. To tweet, or not to tweet: gender differences and potential positive and negative health outcomes of adolescents' social internet use. American Journal of Men's Health, v. 4, nº 1, 2010.

ROSENBERG, M. Society and the adolescent self-image. Rev. ed. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 1989.

SERVIDIO, R.; GENTILE, A.; BOCA, S. The Mediational Role of Coping Strategies in the Relationship Between Self-Esteem and Risk of Internet Addiction. Europe’s Journal of Psychology, v. 14, nº 1, p. 176-87, 2018.

SEVELKO, K.; BISCHOF, G.; BISCHOF, A.; BESSER, B.; JOHN, U.; MEYER, C.; RUMPF, H.J. The role of self-esteem in Internet addiction within the context of comorbid mental disorders: Findings from a general population-based sample. Journal of behavioral addictions, v. 7, nº 4, p. 976–84, 2018.

TAVOLACCI, M.P.; LADNER, J.; GRIGIONI, S.; RICHARD, L.; VILLET, H.; DECHELOTTE, P.B.M.C. Prevalence and association of perceived stress, substance use and behavioral addictions: a cross-sectional study among university students in France, 2009-2011. Public Health, v. 13, nº 724, 2013.

TAYLOR, S.E.; BROWN, J.D. Illusion and well-being: A social psychological perspective on mental health. Psychological Bulletin, v. 103, nº 2, p. 193–210, 1988.

YOUNES, F.; HALAWI, G.; JABBOUR, H.; EL OSTA, N.; KARAM, L.; HAJJ, A.; RABBAA KHABBAZ, L. Internet Addiction and Relationships with Insomnia, Anxiety, Depression, Stress and Self-Esteem in University Students: A Cross-Sectional Designed Study. PloS one, v. 11, nº 9, 2016.

YOUNG, K.S. Internet addiction. American Behavioral Scientist, v. 48, p. 402-41, 2004.

YOUNG, K.S.; ABREU, C.N. (Orgs). Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed. 2011, 344p. Edição Kindle.

ZHANG, M.W.B., LIM, R.B.C., LEE, C., HO, R.C.M. Prevalence of Internet addiction in medical students: A meta-analysis. Academic Psychiatry, v. 42, nº 1, 2017.

ZHANG, Y.; MEI, S.; LI, L.; CHAI, J.; LI, J.; Du, H. The Relationship between Impulsivity and Internet Addiction in Chinese College Students: A Moderated Mediation Analysis of Meaning in Life and Self-Esteem. PloS one, v. 10, nº 7, 2015.

Publicado

2024-06-19