O ensino jurídico frente à complexidade: crises e desafios

Autores/as

  • Angelita Maria Maders Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS.
  • Isabel Cristina Brettas Duarte Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2885

Palabras clave:

Ensino jurídico. Complexidade. Professor. Crises. Desafios.

Resumen

O presente artigo objetiva trazer algumas inquietações inerentes ao ensino jurídico, de modo a refletir sobre as crises pelas quais passa e sobre os desafios que tem de enfrentar, assim como o corpo docente, frente à complexidade das relações sociais. Para tanto, em um primeiro momento, aborda-se a questão da crise no ensino jurídico; em um segundo, os desafios para sua reforma em uma sociedade cada vez mais complexa como a brasileira para, por último, tratar dos desafios e das crises do Ser Professor. O método utilizado é o bibliográfico, com abordagem dedutiva e procedimento histórico e monográfico.

Palavras-chave: Ensino jurídico. Complexidade. Professor. Crises. Desafios. 

Biografía del autor/a

Angelita Maria Maders, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS.

Professora do Mestrado em Direito da URI e da UNIJUÍ. Mestre em Gestão, Desenvolvimento e Cidadania pela Unijuí. Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrück, (Alemanha) e Pós-doutora pela Universidade de Santiago do Chile.

Isabel Cristina Brettas Duarte, Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, RS.

Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Campus de Santo Ângelo/RS. Mestre em Letras pela URI/Campus de Frederico Westphalen/RS. Licenciada em Letras-Espanhol pela URI/Campus de Frederico Westphalen/RS. Advogada da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo. Professora do curso de graduação em Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – CNEC/IESA.

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Publicado

2018-01-05

Número

Sección

Artigos