Diversidade poética e identitária de diferentes Brasis em Mato Grosso: alfabetização e autobiografia
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4481Palabras clave:
Autobiografia. Poesia. Identidade.Resumen
O estudo é uma reflexão sobre a autobiografia como gênero e manifestação social e cultural, por meio de leitura interpretativa, além de mostrar de que forma as marcas poéticas aparecem nas narrativas identitárias de cada indivíduo - alunos da EJA em cidades onde o SESI desenvolveu salas para alfabetizar os trabalhadores das empresas preocupadas com seu papel social e solidário. O trabalho tem como base estudos de teóricos sobre Literatura e Língua, realizados pelos grupos de professores. Assim, uma pesquisa bibliográfica, para que a autobiografia ultrapassasse o simples registro de dados e, com muita sensibilização, fosse um voo livre para aqueles que começavam a escrever e ler. O grupo de professores, com base predominante de pedagogos, precisou desenvolver estudo de autores como Aristóteles e outros estudiosos tanto de Filosofia quanto de Literatura e Teoria da Literatura para fundamentar e motivar os trabalhos. Nasceram, então, narrativas fundadas na “escrita do eu” com textos típicos que postulam uma verdade particular no geral, possível na arte da poesia. A liberdade criadora foi uma simbiose realidade/ficção com traços de diferentes Brasis em Mato Grosso, resultado da busca da poesia do homem brasileiro por melhores condições de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.