A Cinoterapia na APAE/SG:um estudo orientado pela teoria bioecológica do desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.18316/626Palabras clave:
Cinoterapia. Deficiência. Teoria Bioecológica do Desenvolvimento HumanoResumen
O presente estudo partiu da experiência de Cinoterapia – terapia facilitada por cães para fins terapêuticos ou educacionais, com um grupo de crianças com deficiência da APAE de São Gonçalo, realizada com a parceria do Canil da Policia Militar da mesma cidade. Nosso objetivo geral é descrever o projeto de Cinoterapia, considerando o desenvolvimento humano e a relação Homem/Animal. Para tanto, baseamo-nos na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, proposta por Bronfenbrenner. Participaram desta pesquisa, um grupo de 30 educandos de 4 a 16 anos, com deficiência (Paralisia Cerebral com Deficiência Intelectual). Como instrumento para a coleta de informações, utilizamos três Fichas de avaliação funcional e de desenvolvimento. De um modo geral, o convívio com cães estimula a responsabilidade, auto-estima e o autocontrole. Através do cão é possível induzir um grau de motivação que possibilitará um melhor desenvolvimento biopsicosocial uma vez que até o mais resistente dos indivíduos se desconcerta na presença do cão e, com isso, diminui suas defesas, facilitando a ação terapêutica.
Palavras-chave: Cinoterapia. Deficiência. Teoria Bioecológica do Desenvolvimento humano.
Animal-assisted therapy at APAE/ SG: a study designed by theorybioecology human development
Abstract
Based on an Animal-assisted therapy experience - therapy using dogs for therapeutic or educational purposes, this study was developed with a group of children with disabilities at APAE, in São Gonçalo, and held in partnershipwith the police kennel in the same city. Our overall aim is to describe theanimal-assisted therapy project, considering human development andthe relationship between Man and Animal. Therefore, we rely on the Bioecologicaltheory of human development proposed by Bronfenbrenner.Participants were a group of 30 pupils from 4 to 16, with disabilities (CerebralPalsy with Intellectual Disabilities). As a tool for data collection, we use threesheets of functional evaluation and development. Results have shown that,in general, living with dogs encourages responsibility, self-esteem and selfcontroland that dealing with a dog increases a degree of motivation thatwill enable a better biopsychosocial development since even the toughestindividual tend to stagger in the presence of a dog. This reduces theirdefenses and facilitates the therapeutic action.
Keywords: Animal-assisted therapy. Disabilities. Bioecological Theory of Human Development.
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