PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR:
RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE EDUCATIVO E AS ABORDAGENS NO ENSINO SUPERIOR CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11026Palavras-chave:
Interrelation of education and upbringing in higher education, Social perspectives of the social humanistic approachResumo
O artigo explora a relação entre o ambiente educativo e as abordagens pedagógicas nas universidades contemporâneas. O estudo salienta a necessidade de mais investigação sobre o contributo de cada um destes aspectos para o dinamismo e a flexibilidade do ambiente educativo, bem como para o profissionalismo dos educadores. É dada especial atenção ao contributo dos professores em todos os domínios da educação, tanto no sentido teórico como empírico. O artigo também destaca as mudanças que estimulam a inter-relação de todas as esferas da educação e centra-se na diferenciação interna dos aspectos vocacionais e educativos. Esta abordagem apoia a unidade da cultura vocacional e pedagógica no ensino superior. Além disso, o estudo aborda as perspectivas sociológicas no ensino superior no contexto da sua interacção com a pedagogia e a sociologia, salientando o papel desta última no desenvolvimento da personalidade. É dada especial atenção ao significado da educação e da formação científica nas universidades contemporâneas como instrumentos activos que afectam a convicção da necessidade da educação, especialmente à luz da investigação recente.
Referências
Dweck, C. (2006). Mindset: The new psychology of success. New York: Random House Publishing Group.
Faure, E., Herrera, F., Kaddoura, A.-R., Lopes, H., Petrovsky, A. V., Rahnema, M., & Ward, F. C. (1972). Learning to be: The world of education today and tomorrow. Paris: UNESCO.
Fischer, C., Rott, D., Veber, M., Fischer-Ontrup, C., & Gralla, A. (2014). Individuelle Förderung als schulische Herausforderung [Individual support as a challenge for schools]. Bonn: Bonner Universitäts-Buchdruckerei, 133 p.
Hattie, J. A. C. (2008). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Abingdon: Routledge.
Jennings, P. A., & Greenberg, M. T. (2009). The prosocial classroom: Teacher social and emotional competence in relation to student and classroom outcomes. Review of Educational Research, 79(1), 491-525. https://doi.org/10.3102/0034654308325693
Maslow, A. H. (1943). A theory of human motivation. Psychological Review, 50(4), 370-396.
Rogers, C. R., & Freiberg, H. J. (1994). Freedom to learn. (3rd Ed). Columbus: Merrill/Macmillan.
Senatorin für Wirtschaft, Arbeit und Europa [Senator for Economic Affairs, Labor and Europe]. (2023). Fachkräftestrategie für die Freie Hansestadt Bremen [Skilled labor strategy for the Free Hanseatic City of Bremen]. Retrieved from https://www.wirtschaft.bremen.de/sixcms/media.php/13/Fachkraeftestrategie2023_einspaltig.pdf
Taratuhina, Y., & Bleskina, I. (2017). Basic aspects of teaching and learning in a cross-culture environment. Moscow: Janus-K, 180 p.
Von Humboldt, G. G. W. (1994). Perspektivy: Voprosy obrazovaniia. Vol. 2. Mysliteli obrazovaniia [Thinkers on education]. Z. Morsy (Ed.), No. 3/4(87/88), 243–256. Moscow: Progress.
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society. Cambridge: MIT Press.
Vygotsky, L. S. (1998). The collected works. Vol. 5. New York: Plenum.
Wertsch, J. V. (1985). Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge: Harvard University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ludmila Gadzaova, Elena Goverdovskaya, Raisa Buralova, Tatyana Dagaeva, Ramisa Mutushanova, Diana Tomaeva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.