PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR:
RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE EDUCATIVO E AS ABORDAGENS NO ENSINO SUPERIOR CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11026Palavras-chave:
Interrelation of education and upbringing in higher education, Social perspectives of the social humanistic approachResumo
O artigo explora a relação entre o ambiente educativo e as abordagens pedagógicas nas universidades contemporâneas. O estudo salienta a necessidade de mais investigação sobre o contributo de cada um destes aspectos para o dinamismo e a flexibilidade do ambiente educativo, bem como para o profissionalismo dos educadores. É dada especial atenção ao contributo dos professores em todos os domínios da educação, tanto no sentido teórico como empírico. O artigo também destaca as mudanças que estimulam a inter-relação de todas as esferas da educação e centra-se na diferenciação interna dos aspectos vocacionais e educativos. Esta abordagem apoia a unidade da cultura vocacional e pedagógica no ensino superior. Além disso, o estudo aborda as perspectivas sociológicas no ensino superior no contexto da sua interacção com a pedagogia e a sociologia, salientando o papel desta última no desenvolvimento da personalidade. É dada especial atenção ao significado da educação e da formação científica nas universidades contemporâneas como instrumentos activos que afectam a convicção da necessidade da educação, especialmente à luz da investigação recente.
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