PECULIARIDADES DA CORRELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS NEUROFISIOLÓGICOS E A INTENSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES DA ADHD EM CRIANÇAS DO PRIMÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11036

Palavras-chave:

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Neuropsicologia. Neurofisiologia. Eletroencefalograma. Distúrbios comportamentais.

Resumo

O artigo apresenta uma análise abrangente de fundamentos teóricos e achados empíricos sobre a investigação da correlação entre parâmetros neurofisiológicos e a intensidade das manifestações do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças do ensino fundamental. Especificamente, o estudo examina as características únicas dessa correlação por meio da utilização de indicadores neurofisiológicos. Dentro de cada subgrupo de crianças diagnosticadas com TDAH, uma associação notável foi observada entre níveis elevados de manifestações de TDAH, conforme avaliado pela Vanderbilt ADHD Diagnostic Rating Scale (VADRS), e aspectos qualitativos distintos do eletroencefalograma (EEG). Além disso, o estudo identifica certas características distintas da atividade bioelétrica do cérebro que se desviam da norma para cada subgrupo respectivo. Notavelmente, entre as crianças que exibem hiperatividade e impulsividade proeminentes, a maior frequência de indicadores elevados foi consistentemente observada em relação ao quarto tipo de EEG, enquanto o segundo tipo de EEG não foi comumente encontrado neste subgrupo específico. Entre as crianças com déficit de atenção predominante, o segundo tipo de EEG demonstrou a ocorrência predominante das pontuações médias mais altas, enquanto o terceiro tipo de EEG mostrou-se atípico nesse subgrupo. Esses achados têm implicações práticas para o desenvolvimento de um programa de apoio psicológico, abrangendo vários aspectos, como a realização de intervenções psicoeducativas no ambiente da criança, planejamento estratégico e seleção de abordagens corretivas e de desenvolvimento, bem como o estabelecimento de uma estrutura abrangente composta por métodos e técnicas destinadas a estabilizar a condição da criança.

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Publicado

2023-08-04

Edição

Seção

Artigos