FACTORES DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM MATÉRIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROFESSORES DO SISTEMA INTERNO DE FORMAÇÃO AVANÇADA DE UMA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11055

Palavras-chave:

Competência em matéria de informação, Competência em matéria de informação e comunicação, Factores de desenvolvimento da competência em matéria de informação e comunicação

Resumo

O estudo centra-se nos factores de desenvolvimento da competência em matéria de informação e comunicação. Os autores descrevem os efeitos da aplicação das tecnologias da informação e da comunicação como base aplicada para o desenvolvimento da competência em matéria de informação e comunicação e o impacto da competência pedagógica como base teórica para o desenvolvimento da competência em matéria de informação e comunicação. Os resultados obtidos são utilizados para propor uma estratégia abrangente para facilitar o desenvolvimento da competência em matéria de informação e comunicação nos professores, tendo em conta todos os factores significativos e incluindo todas as fases do seu desenvolvimento. A abordagem apresentada garante um desenvolvimento consistente das competências, desde o desenvolvimento de programas educativos até à autoavaliação e ao aperfeiçoamento das competências. Considerando factores como o ambiente educativo, as características psicológicas individuais, a experiência pedagógica e a motivação, é possível melhorar consideravelmente os resultados e utilizar as TIC para aumentar a qualidade da educação.

Referências

Beziuleva, G. V., Ivanova, N. V., Nikitin, M. V., & Shelamova, G. M. (2018). Professionalnaia kompetentnost: Aspekty formirovaniia [Professional competence: Aspects of development]. Moscow: Moscow Psycho-Social Institute, Federal Institute for the Development of Education, 82 p.

Khalitova, I. S. (2009). Formirovanie korporativnoi kompetentsii studentov tekhnicheskogo vuza v protsesse vneuchebnoi deiatelnosti [Development of the corporate competency of technical university students in extracurricular activities]: Candidate degree dissertation in Pedagogy, Institute of Pedagogy and Psychology of Professional Education of the Russian Academy of Education, Kazan, 176 p.

Kharitonova, E. V. (2007). Ob opredelenii poniatii “kompetentnost” i “kompetentsiia” [On definitions of the concepts of “competence” and “competency”]. Uspekhi sovremennogo estestvoznaniia, 3, 67-68.

Khutorskoi, A. V. (2003). Kliuchevye kompetentsii kak komponent lichnostno-orientirovannoi paradigmy obrazovaniia [Key competencies as a component in the personality-oriented paradigm of education]. Narodnoe obrazovanie, 2(1325), 58-64.

Klimenko, E. I. (2015). Informatsionno-kommunikativnaia kompetentsiia – Kliuchevoe poniatie sovremennogo obrazovaniia [Information and communications competency – A key concept of modern education]. Young scientist, 22, 816-818.

Slastenin, V. A., Isaev, I. F., & Shiianov, E. N. (2002). Pedagogika [Pedagogy]. Moscow: Akademia, 576 p.

Voitovich, I. K. (2013). Rol programm povysheniia kvalifikatsii v formirovanii informatsionno-kommunikatsionnykh kompetentsii prepodavatelei vuza [Role of professional development programs in forming the information and communications competences of university teaching staff]. Pedagogy and Psychology, 2, 167-170.

Vvedenskii, V. N. (2018). Kompetentnost pedagoga kak vazhnoe uslovie uspeshnosti ego professionalnoi deiatelnosti [Competence of the teacher as an important condition for the success of their professional practice]. Innovation in Education, 4, 21-31.

Vvedenskii, V. N. (2019). Modelirovanie professionalnoi kompetentnosti pedagoga [Modeling of the professional competence of the teacher]. Pedagogics, 10, 51-55.

Zimniaia, I. A. (2003). Kliuchevye kompetentsii – Novaia paradigma rezultata obrazovaniia [Key competencies – A new paradigm of education result]. Higher Education Today, 5, 34–42.

Zimniaia, I. A. (2006). Kompetentnostnyy podkhod. Kakovo yego mesto v sisteme podkhodov k problemam obrazovaniya? (Teoretiko-metodologicheskiy aspekt) [Competence approach. What is its place in the system of approaches to the problems of education? (Theoretical and methodological aspect)]. Higher Education Today, 8, 20-26.

Downloads

Publicado

2023-08-08

Edição

Seção

Artigos