A DIGITALIZAÇÃO COMO CENTRO DIGITAL DE INTERAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11250

Palavras-chave:

Fenômeno Socioeconômico, Treinamento Especializado, Processo educacional

Resumo

O artigo analisa abordagens geralmente aceites e inovadoras para a gestão da qualidade da formação especializada em instituições de ensino (profissional e técnico), revela a essência do conceito de competitividade como fenómeno socioeconómico. Está comprovada a eficácia do modelo de gestão da qualidade estrutural-funcional da formação especializada, a questão do envolvimento dos conselhos empresariais e de partes interessadas na gestão da qualidade, visões inovadoras na garantia da qualidade da formação profissional, tendo em conta o conteúdo das normas estaduais (profissional e formação técnica, próxima às exigências dos empregadores; trabalho sistemático para aumentar o prestígio das profissões activas (introdução de tecnologias inovadoras de orientação profissional, desenvolvimento profissional e planeamento de carreira); desenvolvimento de elementos de sistemas educativos duais e mistos; gestão e controle eficazes do processo educacional e produtivo. Ele propôs áreas eficazes como mentoria, criação de clusters educacionais, aplicação de tecnologias de hub, digitalização). Os mecanismos de gestão da qualidade do ensino e formação profissional nos países são fundamentados, o sistema de avaliação da qualidade é analisado.

Referências

ALAMO, J., QUEVEDO, E., COLL, A.S., ORTEGA, S., FABELO, H., CALLICO, G.M., & ZAPATERA, A. Sustainable Educational Robotics. Contingency Plan during Lockdown in Primary School. Sustainability, 13(15), 8388, 2021. https://doi.org/10.3390/su13158388

BERS, M.U., GONZÁLEZ-GONZÁLEZ, С., & ARMAS-TORRES, M.B.. Coding as a playground: Promoting positive learning experiences in childhood classrooms. Computers & Education, 138, 130-145, 2019. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.04.013

BERS, M.U., FLANNERY, L., KAZAKOFF, E.R., & SULLIVAN, А. Computational thinking and tinkering: Exploration of an early childhood robotics curriculum. Computers & Education, 72, 145-157, 2014. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.10.020

CABALLERO-GONZÁLEZ, Y.A., & GARCÍA-VALCÁRCEL, A. Learning with robotics in Primary Education? A means of stimulating computational thinking. Education in the Knowledge Society (EKS), 21, 15, 2020. https://doi.org/10.14201/eks.22957

GONZÁLEZ-GONZÁLEZ, C.S. State of the art in teaching computational thinking and programming in children. Education in the Knowledge Society (EKS), 20, 15, 2019. https://doi.org/10.14201/eks2019_20_a17

Hour of Code. 2023. Official site. Accessed on: 10.04.2023 Retrieved from https://hourofcode.com/ua/en

JAMAL, N.N., ABANG JAWAWI, D.N., HASSAN, R., & MAMAT, R. Conceptual Model of Learning Computational Thinking Through Educational Robotic. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 16(15), 91-106, 2021. https://doi.org/10.3991/ijet.v16i15.24257

KANBUL, S., & UZUNBOYLU, H. Importance of Coding Education and Robotic Applications For Achieving 21st-Century Skills in North Cyprus. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 12(01), 130-140, 2017. https://doi.org/10.3991/ijet.v12i01.6097

KIM, C.M., KIM, D., YUAN, Y., HILL, R.B., DOSHI, P., & THAI, C.N. Robotics to promote elementary education pre-service teachers' STEM engagement, learning, and teaching. Computers & Education, 91, pp. 14-31, 2015. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.08.005

SÁEZ-LÓPEZ, J.M., SEVILLANO-GARCÍA, M.L., & VAZQUEZ-CANO, E. The effect of programming on primary school students’ mathematical and scientific understanding: educational use of mBot. Education Tech Research, 67, 1405-1425, 2019. https://doi.org/10.1007/s11423-019-09648-5 10, 2023

TURAN, S., & AYDOĞDU, F. Effect of coding and robotic education on pre-school children’s skills of scientific process. Education and Information Technologies, 25, 4353–4363, 2020. https://doi.org/10.1007/s10639-020-10178-4

VALSAMIDIS, S., FLOROU, G., ANASTASIADOU, S., & MANDILAS, A. Educational Robotics as a Teaching Tool of Information Technology in the Primary Education, EDULEARN21 Proceedings, pp. 9806-9816, 2021. Available: DOI: 10.21125/edulearn.2021.1984 . Accessed on: April 10, 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Artigos