PECULIARIDADES NEUROPSICOLÓGICAS DAS FUNÇÕES COGNITIVAS DE ALUNOS JÚNIORES COM DIFICULDADES DE FALA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11252Palavras-chave:
Desenvolvimento cognitivo, Comunicação, Educação, Desenvolvimento emocional, Alunos juniores, Reabilitação, Adaptação social, Comprometimento da falaResumo
A conexão entre a fala e as deficiências cognitivas pode ser a chave para a compreensão dos mecanismos mais gerais do desenvolvimento do cérebro das crianças. A identificação, análise e compreensão das deficiências de fala abrem oportunidades para o desenvolvimento de novos métodos de ensino, programas de reabilitação e apoio às crianças e suas famílias na superação de tais dificuldades. Deve ser dada especial atenção a uma abordagem multidisciplinar ao estudo desta questão. Essa abordagem combina os esforços de psicólogos, educadores, fonoaudiólogos e profissionais médicos. Este estudo teve como objetivo investigar as características neuropsicológicas das funções cognitivas de alunos do ensino fundamental com comprometimento de fala. A pesquisa empregou uma metodologia abrangente baseada em testes neuropsicológicos e estudos teóricos. Os autores descobriram que os distúrbios de fala entre os alunos do ensino fundamental indicam a presença de dificuldades de fala. Além disso, também podem ser indicadores de certos distúrbios do desenvolvimento cognitivo. Tais peculiaridades na fala e nas funções cognitivas podem levar a problemas de aprendizagem, integração social e bem-estar emocional. A detecção atempada destas características e a sua subsequente correcção são a chave para garantir condições óptimas para o desenvolvimento da criança e uma adaptação social bem sucedida. O principal valor deste estudo vem do fato de oferecer uma visão holística do problema. Além disso, concentra-se no amplo contexto de influência que molda a fala e o desenvolvimento cognitivo. O artigo é recomendado para apreciação de especialistas das áreas de educação, psicologia e medicina que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades práticas no trabalho com crianças com necessidades especiais.
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