PERFIS SOCIAIS DE AUTORES DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL TURCA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11311Palavras-chave:
Perfil do autor, Literatura infantil, Literatura infantil e juvenil turca, Literatura juvenilResumo
Quando examinada a literatura nacional e internacional, há poucos estudos sobre os perfis sociais dos artistas que atuam nas áreas de literatura infanto-juvenil. A escassez de estudos existentes na área em termos quantitativos foi o ponto de partida para este estudo. Neste estudo, os perfis de 577 autores da enciclopédia de literatura infantil e juvenil turca de Hasan Latif Sarıyüce foram examinados em termos de sexo, data e local de nascimento, situação educacional, profissão do pai, profissão própria, gênero literário, número de prêmios que receberam. recebidos e variáveis de expansão externa. O estudo foi qualitativo e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos no estudo, fica evidente que o número de autores que escreveram obras na área aumentou após o período da República. O papel de gênero da maioria dos autores era masculino. Os artistas nasceram principalmente nas províncias ocidentais da Turquia. Os pais dos artistas eram principalmente soldados, professores e membros do parlamento. Quando se examinam as profissões dos artistas, verifica-se que são em sua maioria professores, autores e funcionários públicos. Foi visto que os artistas produzem principalmente poemas, histórias e romances. Poucos artistas da área receberam prêmios. O número de autores cujas obras foram traduzidas para línguas estrangeiras também é muito baixo. Algumas sugestões são apresentadas com base nos resultados obtidos no estudo.
Referências
Aksoy, E., Cankara, M. (2002). Çağdaş Türk edebiyatçısının toplumsal profili. [The social profile of the contemporary Turkish writer. Bilkent Üniversitesi Türk Edebiyatı Merkezi Haber Bülteni, [Bilkent University Turkish Literature Center News Bulletin] (10).
Bourdieu, P. (1996). The rules of art: Genesis and Structure of the Literary Field. California: Stanford University Press.
Brodsky, A. E., Buckingham, S. L., Scheibler, J. E., and Mannarini, T. (2016). Handbook of methodological approaches to community-based research: Qualitative, quantitative, and mixed methods. L. A. Jason, D. S. Glenwick (Ed.), Introduction to qualitative approaches (13-14. ss.). New York: Oxford University Press.
Creswell, J. W. (2012/2020) Eğitim Araştırmaları: Nicel ve Nitel Araştırmanın Planlanması, Yürütülmesi ve Değerlendirilmesi (3. baskı). [Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research] (Third edition) Transl. Halil Ekşi. İstanbul: Edam, 481
Dursun, O. (2018). Toplumu Pierre Bourdieu ile Düşünmek. [Thinking of Society with Pierre Bourdieu]. Global Media Journal TR Edition, 8(16).
Escarpit, R. (1971). Sociology of literature (No. 4). Transl. E Pick. London: Frank Cass
Kabacalı, A. (1984). Türkiye'de Yazarın Kazancı. [Author's Earning in Turkey]. Değişen Dünya Yayınları.[Değişen Dünya Publication]. İstanbul
Karataş, E. (2009). Türkiye'de Kadın Hareketleri ve Edebiyatımızda Kadın Sesleri. [Women's Movements in Turkey and FemaleVoices in Our Literature] Electronic Turkish Studies, 4(8).
Sarıyüce, H. L. (2012). Türk Çocuk ve Gençlik Edebiyatı Ansiklopedisi (Cilt 1-2). [Turkish Children's and Youth Literature Encyclopedia (Vol. 1)] İstanbul, Nar Yayınları. [Nar Publishing].
Starfield, S. (2002). "I'm a second-language English speaker”: Negotiating writer identity and authority in sociology one. Journal of language, identity, and education, 1(2), 121-140.
Süreya, C. (1967). Türk yazarının halklaşması. [The Turkish writer's publicization] Papirüs Dergisi. [Journal of Papirüs]. 11,1-7
Scruton, R. (1996). The eclipse of listening. The New Criterion, 15(3), 5-13.
Tok, G. (1995). Türkiye’deki yazarlar üzerine sosyolojik bir inceleme. [A sociological study on writers in Turkey.] İzlek. Ağustos- Ekim, [August-November], p. 23-26.
Turhan, O., Turhan, F. K., Bayram, B. A. Ş. (2021). Türk çocuk edebiyatında meslekler ve toplumsal cinsiyet. [Professions and gender in Turkish children's literature.] Cukurova University Faculty of Education Journal, 50(1), 1-30.
Ungan, S., Demir, E. (2016). Günümüz çocuk edebiyatı yazarları ve eserleri üzerine bir inceleme. [A review on contemporary children's literature writers and their works]. Türkiye Eğitim Dergisi, [Journal of Turkish Education]1(1), 40-65.
URL-1 https://teda.ktb.gov.tr/TR-251996/teda-nedir.html reached on 07.12.2012.
Wach, E., & Ward, R. (2013). Learning about qualitative document analysis. IDS Practice Paper in Brief, 13, 1-11.
Yıldırım, T. (2017). Papirüs Dergisi Üzerine Bir İnceleme. [A Rewiev on the Papirüs Journal]. (Yüksek Lisans Tezi), İstanbul Üniversitesi, Sosyal Bilimler Enstitüsü, [(Unpublished Master’s Thesis), İstanbul University, Institute of Social Sciences], İstanbul
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fatih Çemçem, Nazmiye Didem Lap, Beytullah Karagöz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.