DETERMINAÇÃO DO ESTADO DE ATIVIDADE FÍSICA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIO

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Atividade Física, Estudante, Exercício

Resumo

Esta pesquisa foi realizada para determinar o nível de participação na atividade física de alunos do ensino fundamental. O grupo de pesquisa é composto por 236 (120 homens, 116 mulheres) alunos voluntários que estudam na escola primária na província de Elazığ no ano letivo de 2022-2023. Na pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o "Formulário de Informações Pessoais" e a "Escala de Motivação para Participação em Atividade Física" (FAKMÖ) para determinar a participação dos alunos em atividade física. Os dados foram analisados utilizando o programa estatístico SPSS. A significância foi aceite como p<0,05. Observou-se que a média do escore total do grupo de pesquisa da escala de motivação dos alunos para a participação em atividade física estava em um nível alto com 57,01±4,76, e houve uma diferença significativa entre a variável sexo e o escore médio total da escala de motivação da participação em atividade física (p>0,05). Verificou-se que os alunos do sexo masculino tiveram uma pontuação média mais elevada em termos de participação na atividade física. Verificou-se que não existia uma diferença significativa entre o estatuto desportivo, a altura, o peso corporal, o estatuto de rendimento percebido e o estatuto de exercício físico semanal dos participantes e a escala de motivação para a participação na atividade física. Foi determinado que os estudantes que praticam desporto regularmente no grupo de investigação têm níveis de motivação mais elevados para participar na atividade física. Foi determinado que existia uma relação significativa e negativa entre o género dos participantes e a escala de motivação para a participação na atividade física. Em conclusão, verificou-se que os alunos do grupo de investigação tinham um elevado nível de participação na atividade física e que existia uma relação negativa entre o sexo e a participação na atividade física.

Referências

Akman, M., Tüzün, S., & Ünalan, P. C. (2012). Healthy eating patterns and physical actıvity status of adolescents. Nobel Medicus Journal, 8(1), 24-29.

Altay, A., & Koç, H. (2022). Investigation Of The Relationship Between Physical Activity Participation Motivation And Digital Game Playing Motivation In Terms Of The Differences Between Female And Male Students. The Journal of Duzce University Sport Science, 2(1), 45-60.

Arslan, S. A., Daşkapan, A., & Çakır, B. (2016Specification of nutritional and physical activity habits of University students. TAF Preventive Medicine Bulletin, 15(3), 171-180.

Bozdağ, B., & Özbek, S. (2020). Examination of High School Students' Motivations for Participating in Physical Activity. Mediterranean Journal of Sport Science, 3(2), 395-406.

Egli, T., Bland, H. W., Melton, B. F., & Czech, D. R. (2011). Influence of age, sex, and race on college students’ exercise motivation of physical activity. Journal of American college health, 59(5), 399-406.

Erdogan, R., & Bozkurt, E., & Tel, M. (2021). Investigation of healthy life and physical activity levels of prospective teachers, International Online Journal of Educational Sciences, 13(1), 194-204.

Erdoğan, R., Tel, M., Yıldırak, A., Nazlıcan, N., Çelik, O., Nazlı, V., & Nazlı, M. (2023). Comparison of Healthy Eating Habits of High School and Middle School Students. Journal of Sports, Health and Education Research, 2(1), 9–21.

Gülü, M., & Yapıcı, H. (2022). Adolescents' Perspectives on the Motivators for Physical Activity: A Cross Sectional Study. The Journal of Kırıkkale University Faculty of Medicine, 24(2), 388-396.).

Güvendi, B., Serin, H. (2019). Investigation of prospective classroom teachers’ attitudes towards games and physical activities course and motivation to participation into physical activities. Electronic Journal of Social Sciences, 18(72), 1922-1933.

Kahiyah, A. M. H., & Yarım, İ. (2020). Comparison of the motivation levels of participation in physical activity of students in arab schools according to some variables. TURAN: Center for Strategic Studies, 12(47), 51-51.

Kanatsız, D. ve Gökçe H. (2020). Determination of Body Satisfaction and Social Appearance Anxiety Levels According to the Participation of Adolescents in Physical Activity. MANAS Journal of Social Studies, 9(3), 1863-1870.

Kılıç, S. K. (2020). Relationship Between Social Appearance Anxiety and Motivation for Participation in Physical Activity Among High School Students. International Journal of Active Learning, 5(2), 69-85.

Kilpatrick, M., Hebert, E., & Bartholomew, J. (2005). College students' motivation for physical activity: differentiating men's and women's motives for sport participation and exercise. Journal of American college health, 54(2), 87-94.

Mendes E., Mendeş B., Karacabey K.. (2011). Obesity and exercise in adoloscent period. International Journal of Human Sciences, 8(2), 963-977.

Mutlu Bozkurt, T. ve Tamer, K. (2020). Motivation Level of Participation in Physical Activity. Gaziantep University Journal of Sports Sciences, 5(3), 286-298.

Orhan, R. (2019). The Importance of Physical Activity and Sports in Child Development. Kırıkkale University Journal of Social Sciences (KUJSS), 9(1), 157-176.

Sáez, I., Solabarrieta, J., & Rubio, I. (2021). Motivation for physical activity in university students and its relation with gender, amount of activities, and sport satisfaction. Sustainability, 13(6), 3183.

Sun, H. (2013). Impact of exergames on physical activity and motivation in elementary school students: A follow-up study. Journal of Sport and Health Science, 2(3), 138-145.

Taştan, Z. (2022). The Role of Physical Activity Participation Motivation in Body Awareness, International Journal of Education Technology and Scientific Researches,7(19), 1891-1910.

Tekkurşun Demir, G., & Cicioğlu, H. (2018). Motivation Scale For Participation In Physical Activity (MSPPA): A study of validity and reliability. InternationalJournal of Human Sciences, 15(4), 2479-2492.

Ulukan, M. (2020). Investigation of Students Studying in Different Secondary Education Institutions Physical Activity Participation and Dispositional Hope Levels. Mediterranean Journal of Sport Science, 3(1), 202-218.

Yıldırım, İ., Özşevik, K., Özer, S., Canyurt, E., & Tortop, Y. (2015). The correlation between physical activities and depression status among the university students. Niğde University Journal of Physical Education And Sport Sciences, 9(9), 32-39.

Yüce, A., Aydoğdu, V., Katırcı, H., & Yüce, S. G. (2020). Wearable technological sports products perception scale: a scale adaptation study. Spormetre The Journal of Physical Education and Sport Sciences, 18(4), 113-124.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Edição

Seção

Artigos