DETERMINAÇÃO DO ESTADO DE ATIVIDADE FÍSICA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11780Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Atividade Física, Estudante, ExercícioResumo
Esta pesquisa foi realizada para determinar o nível de participação na atividade física de alunos do ensino fundamental. O grupo de pesquisa é composto por 236 (120 homens, 116 mulheres) alunos voluntários que estudam na escola primária na província de Elazığ no ano letivo de 2022-2023. Na pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o "Formulário de Informações Pessoais" e a "Escala de Motivação para Participação em Atividade Física" (FAKMÖ) para determinar a participação dos alunos em atividade física. Os dados foram analisados utilizando o programa estatístico SPSS. A significância foi aceite como p<0,05. Observou-se que a média do escore total do grupo de pesquisa da escala de motivação dos alunos para a participação em atividade física estava em um nível alto com 57,01±4,76, e houve uma diferença significativa entre a variável sexo e o escore médio total da escala de motivação da participação em atividade física (p>0,05). Verificou-se que os alunos do sexo masculino tiveram uma pontuação média mais elevada em termos de participação na atividade física. Verificou-se que não existia uma diferença significativa entre o estatuto desportivo, a altura, o peso corporal, o estatuto de rendimento percebido e o estatuto de exercício físico semanal dos participantes e a escala de motivação para a participação na atividade física. Foi determinado que os estudantes que praticam desporto regularmente no grupo de investigação têm níveis de motivação mais elevados para participar na atividade física. Foi determinado que existia uma relação significativa e negativa entre o género dos participantes e a escala de motivação para a participação na atividade física. Em conclusão, verificou-se que os alunos do grupo de investigação tinham um elevado nível de participação na atividade física e que existia uma relação negativa entre o sexo e a participação na atividade física.
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