AVALIAÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS INFANTIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE

Autores

  • Seçil Besim Ayhan Asst. Prof. Dr. Preschool Teaching Program, Department of Basic Education, Ataturk Faculty of Education, Near East University, Yakın Doğu Bulvarı, PK: 99138, Nicosia/TRNC, Mersin 10, Türkiye https://orcid.org/0000-0002-2949-4660

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11924

Palavras-chave:

Literatura infantil, teatro infantil, educação de sensibilidade

Resumo

A colmeia da literatura infantil são os conceitos de criança e infância. Vários pesquisadores determinaram que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. A literatura infantil representa um período de transição que contribui para a transição sensível da criança para a vida adulta e a prepara para a vida adulta. Ela também inclui estruturalmente essas características. Portanto, os textos de teatro infantil ocupam um lugar importante na literatura infantil. O objetivo deste estudo é avaliar os textos de teatro infantil em termos de educação de sensibilidade. A pesquisa foi conduzida com um modelo de pesquisa descritiva e foi limitada aos livros de Ayla Çınaroğlu intitulados "Empty Tortoise", " Helmet", "Paper Festival", "Welcome Muse" e "Tini the Lazy Mouse". Os textos de teatro infantil são geralmente obras lidas por adultos para serem encenadas e a maioria delas não foi publicada como livros. Dessa perspectiva, descobriu-se que as peças infantis de Ayla Çınaroğlu, que são oferecidas ao leitor na forma de livros, enviam mensagens implícitas à faixa etária pretendida com o enredo teatral e os tópicos sensíveis que contêm. Além disso, acredita-se que os livros examinados tenham valor significativo em termos de dar um exemplo para jovens escritores.

Biografia do Autor

Seçil Besim Ayhan, Asst. Prof. Dr. Preschool Teaching Program, Department of Basic Education, Ataturk Faculty of Education, Near East University, Yakın Doğu Bulvarı, PK: 99138, Nicosia/TRNC, Mersin 10, Türkiye

Asst. Prof. Dr. Preschool Teaching Program, Department of Basic Education, Ataturk Faculty of Education, Near East University, Yakın Doğu Bulvarı, PK: 99138, Nicosia/TRNC, Mersin 10, Türkiye

Referências

Akyüz, M. (2019). Children's theater as an artistic stimulus. Mother Tongue Education Journal, 7(4), 1164-1178.

Aslan, C. (2013a). Children's/youth literature in developing sensitivity and thought. Child Parent Educator Journal, 102, 29-32.

Aslan, C. (2013b). Basic functions of children's literature works. Educator Teacher Journal, 17, 6- 9.

Bağcı Ayrancı, B. (2017). Views of Pre-School Teacher Candidates on the Functionality of Children's Literature in Education. Journal of Human Sciences Volume 14 Issue 4

Bağcı, E. (2013). Comparison of Children's Literature Products and Works Written for Children in the Context of Values Education. (Master's Thesis). Celal Bayar University, Graduate School of Social Sciences

Cinaroglu, A. (1996). Helmet. Uçanbalık Publishing.

Cinaroglu, A. (2003a). Empty Turtle. Uçanbalık Publishing.

Cinaroglu, A. (2003b). Welcome Muse. Uçanbalık Publishing.

Cinaroglu, A. (2003c). Tini the Lazy Mouse. Uçanbalık Publishing.

Cinaroglu, A. (2005). Paper Festival. Uçanbalık Publishing.

Dilidüzgün, S. (2004). Contemporary Children's Literature - The First Step towards Literature Education. Istanbul: Morpa Culture Publications.

İpek, O. (2017). Analysis of Numan Kartal's works within the framework of children's literature and child education. Uludağ University Master's Thesis. Bursa.

Karakuş Tayşi, E. (2019). Analysis of Sevim Ak's stories in terms of sensitivity education. Language and Literature Studies, 19, 303-324.

Karasar, N. (2014). Scientific research method. (27th Edition). Ankara: Nobel Publications.

Kıbrıs, İ. (2000). Applied Children's Literature. Ankara: Eylül Publishing House.

Kuru, H., Keklik, S. (2016). Analysis of Ayşe Yamaç's Children's Novels in Terms of Values Education. Iğdır University Journal of Social Sciences. Issue No:10.217-237

Sever, S. (2007). Children and Literature. Ankara: Kök Publishing

Yalçın, A. and Gıyasettin Aytaş (2002). Children's Literature. Ankara: Akçağ Publishing

Yumru, D. (2012). Autonomous Sense of Self and Children's Literature. Mersin University Faculty of Education Journal, Volume 8, Issue 3.37-46

Downloads

Publicado

2024-08-26

Edição

Seção

Artigos