Mediação e suas escolas tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.18316/REDES.v12i26794Keywords:
Mediação, Escola de Harvard, Mediação Transformativa, Escola Circular-Narrativa.Abstract
A fim de contribuir para o atual debate em torno da prática da mediação, objetiva-se, com este paper, sob as lentes das chamadas escolas de mediação e o impacto que elas possuem na atuação do facilitador, abordar o histórico de cada uma, sua fundamentação teórica e algumas técnicas que lhes caracterizam, assim como refletir sobre o papel do mediador de acordo com cada abordagem. As distinções entre os modelos serão feitas a partir de prismas diversos, análise bibliográfica e reflexões próprias, e as técnicas atinentes a cada uma foram retiradas de bibliografia dos próprios precursores das escolas, considerando, inclusive, atualizações realizadas após décadas de experiência prática, a exemplo da metodologia de Harvard e o programa desenvolvido por esta universidade.
References
ALMEIDA, Mauri?cio Vicente Silva. Breves considerações sobre a mediação harvardiana e a mediação transformativa. Disponível em: < https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1105/5%20R%20Breves%20consideracoes%20-%20Mauricio.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2018.
BRÍGIDA, Elizabeth; ARAÚJO, Inês Guilhon de; JACOB, Wanderley José. Diferentes Modelos: Mediação Narrativa. In: Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Coord. ALMEIDA, Tânia, et. ali.. Salvador: JusPodivm, 2019, p. 211-222.
BUSH, Baruch; FOLGER, Joseph. The Promise of Mediation: The Transformative Approach to Conflict. Colorado University, 1994.
______. The promise of mediation. In Menkel-Meadow, Carrie J.; Love, Lela Porter; Schneider, Andrea Kupfer; Sternlight, Jean R. Dispute Resolution: Beyond the Adversarial Model. Nova York: Aspen Publishers, 2005.
CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A Visão Sistêmica da Vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2004.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução no 125, de 29 de novembro de 2010. Dispõe sobre a PoliÌtica JudiciaÌria Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no aÌ‚mbito do Poder JudiciaÌrio e daÌ outras provideÌ‚ncias. DisponiÌvel em: http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=2579. Acesso em: 15 jun. 2019.
CHRISPINO, Alvaro; BERNARDES, Célia; ALDENUCCI, Lidercy; MEURER, Olivia. Mediação Escolar: uma via para a convivência pacífica. In: ALMEIDA, Tania; PELAJO, Samantha; JONATHAN, Eva (Coord.). Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Salvador: JusPodivium, 2019.
FOLGER, Joseph; BUSH, Robert A. Baruch. Transformative Mediation. International Journal of Conflict Engagement and Resolution. 2014 (2) 1. Disponível em: < https://scholarlycommons.law.hofstra.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1700&context=faculty_scholarship>. Acesso em: 05 fev. 2020.
FREUD, Sigmund. (2010). Luto e Melancolia. Disponível em: https://carlosbarros666.files.wordpress.com/2010/10/lutoemelancolia1.pdf . Acesso em: 17 jan. 2018.
______. Recordar, repetir e elaborar (Novas recomendações sobre a técnica). In: S. Freud. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII, 1980, p. 191-203. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914), p. 1-9. Disponível em: https://psicanalisedownload.files.wordpress.com/2012/08/recordar2.pdf. Acesso em: 15 jan. 2018.
LIMA, Fernanda Dias de Araújo; ALMDEIDA, Maurício Vicente Silva. Mediação é instrumento eficaz na democratização do acesso à justiça. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2013-jul-26/mediacao-instrumento-eficaz-pacificacao-social-democratizacao-acesso-justica>. Acesso em: 07 fev. 2020.
MAIA, Andrea; BIANCHI, Angela Andrade; GARCEZ, José Maria Rossani. Origens e Norteadores da Mediação de Conflitos. In: Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Coord. ALMEIDA, Tânia, et. ali.. Salvador: JusPodivm, 2019, p. 45-56.
MARKUS, Miriam E.. MediacioÌn: El vibrar de las narrativas em mediacioÌn: Una mirada del conflito desde la teoriÌa de las narrativas, la teoriÌa energeÌtica y la metafiÌsica. Buenos Aires: PaidoÌs MediacioÌn, 2012.
NAZARETH, Eliana Riberti. Mediação: o conflito e a solução. São Paulo: Artepaubrasil, 2009.
PON STAFF. Expanding the Pie: Integrative versus Distributive Bargaining Negotiation Strategies: Integrative bargaining builds goodwill and trust. December 16th, 2019 Negotiation Skills. Disponível em: < https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/negotiation-skills-expanding-the-pie-integrative-bargaining-versus-distributive-bargaining/>. Acesso em 5 fev. 2020.
SUARES, Marinés. Mediación, Conducción de Disputas, Comunicación y Técnicas. Buenos Aires: Paidós, 1995.
URY, William; FISHER, Roger; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: como negociar acordo sem fazer concessões. Rio de Janeiro: Solomon Editores, 2018.
URY, William. Entrevista. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/homem-que-selou-a-paz-entre-abilio-e-casino-revela-os-6-passos-para-uma-negociacao-bem-sucedida/. Acesso em: 01 jun. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.