Mediação e suas escolas tradicionais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18316/REDES.v12i26794

Parole chiave:

Mediação, Escola de Harvard, Mediação Transformativa, Escola Circular-Narrativa.

Abstract

A fim de contribuir para o atual debate em torno da prática da mediação, objetiva-se, com este paper, sob as lentes das chamadas escolas de mediação e o impacto que elas possuem na atuação do facilitador, abordar o histórico de cada uma, sua fundamentação teórica e algumas técnicas que lhes caracterizam, assim como refletir sobre o papel do mediador de acordo com cada abordagem. As distinções entre os modelos serão feitas a partir de prismas diversos, análise bibliográfica e reflexões próprias, e as técnicas atinentes a cada uma foram retiradas de bibliografia dos próprios precursores das escolas, considerando, inclusive, atualizações realizadas após décadas de experiência prática, a exemplo da metodologia de Harvard e o programa desenvolvido por esta universidade.

Biografie autore

Sergio Salles, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Editor da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado em Direito da UCP entre 2012 e 2015. Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da UCP entre 2014 e 2015.

Geovana Faza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MG

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2017-2018), com a dissertação: "Justiça Restaurativa, Narrativas Traumáticas e Reconhecimento Mútuo", aprovada com distinção.. Pós-graduada em Direito Público pela PUC Minas (2009), com a monografia "A composição da base de cálculo da Cofins e do PIS: possibilidade ou não da exclusão do ICMS". Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Pesquisadora visitante da Boston College Law (2018-2019). Diretora do Centro Judiciário de Conciliação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal - Subseção Judiciária de Juiz de Fora/MG, desde 2014. Instrutora de Mediação e Conciliação, pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho da Justiça Federal. Formação avançada de instrutoria em conciliação e mediação pelo CJF (2016). Formação em Docência On Line pela ENAP, CNJ, CJF e ENFAM. Formação em tutoria em Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard (BSC) pela Unicorp - TRF1; Experiência em tutoria on line em cursos de Formação de Conciliadores e Mediadores da Justiça Federal (CJF). Experiência em advocacia tributária e previdenciária. Experiência em assessoramento de Juiz Federal em matéria cível, previdenciária, servidor público, tributária, ambiental e criminal. Experiência em Direção de Secretaria - Justiça Federal de Primeiro Grau (2005/2012), de vara cível e de competência ampla. Diretora Administrativa da Subseção Judiciária de Juiz de Fora - Justiça Federal (2012-2014). Docência superior (Direito Penal) - Faculdade Cenecista de Varginha (2007-2008). Cursos de Resolução Adequada de Conflitos (ENAM/UNB). Docente de cursos de extensão em gestão de conflitos, mediação e conciliação. Integrante de Grupo de Pesquisa do programa de Mestrado em Direito da UCP (Retórica - Aristóteles). Conteudista do CJF (Curso de Conciliação e Mediação). Formada em Constelações Familiares pelo Instituto Constelari (2018). Treinamento em Círculos Restaurativos pela Suffolk University (Boston/2018). Publicação de capítulos de livros, de artigos em revistas especializadas. Participação em congressos e seminários nacionais e internacionais. Palestrante.

 

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Mauri?cio Vicente Silva. Breves considerações sobre a mediação harvardiana e a mediação transformativa. Disponível em: < https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1105/5%20R%20Breves%20consideracoes%20-%20Mauricio.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2018.

BRÍGIDA, Elizabeth; ARAÚJO, Inês Guilhon de; JACOB, Wanderley José. Diferentes Modelos: Mediação Narrativa. In: Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Coord. ALMEIDA, Tânia, et. ali.. Salvador: JusPodivm, 2019, p. 211-222.

BUSH, Baruch; FOLGER, Joseph. The Promise of Mediation: The Transformative Approach to Conflict. Colorado University, 1994.

______. The promise of mediation. In Menkel-Meadow, Carrie J.; Love, Lela Porter; Schneider, Andrea Kupfer; Sternlight, Jean R. Dispute Resolution: Beyond the Adversarial Model. Nova York: Aspen Publishers, 2005.

CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A Visão Sistêmica da Vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2004.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução no 125, de 29 de novembro de 2010. Dispõe sobre a PoliÌtica JudiciaÌria Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no aÌ‚mbito do Poder JudiciaÌrio e daÌ outras provideÌ‚ncias. DisponiÌvel em: http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=2579. Acesso em: 15 jun. 2019.

CHRISPINO, Alvaro; BERNARDES, Célia; ALDENUCCI, Lidercy; MEURER, Olivia. Mediação Escolar: uma via para a convivência pacífica. In: ALMEIDA, Tania; PELAJO, Samantha; JONATHAN, Eva (Coord.). Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Salvador: JusPodivium, 2019.

FOLGER, Joseph; BUSH, Robert A. Baruch. Transformative Mediation. International Journal of Conflict Engagement and Resolution. 2014 (2) 1. Disponível em: < https://scholarlycommons.law.hofstra.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1700&context=faculty_scholarship>. Acesso em: 05 fev. 2020.

FREUD, Sigmund. (2010). Luto e Melancolia. Disponível em: https://carlosbarros666.files.wordpress.com/2010/10/lutoemelancolia1.pdf . Acesso em: 17 jan. 2018.

______. Recordar, repetir e elaborar (Novas recomendações sobre a técnica). In: S. Freud. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII, 1980, p. 191-203. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914), p. 1-9. Disponível em: https://psicanalisedownload.files.wordpress.com/2012/08/recordar2.pdf. Acesso em: 15 jan. 2018.

LIMA, Fernanda Dias de Araújo; ALMDEIDA, Maurício Vicente Silva. Mediação é instrumento eficaz na democratização do acesso à justiça. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2013-jul-26/mediacao-instrumento-eficaz-pacificacao-social-democratizacao-acesso-justica>. Acesso em: 07 fev. 2020.

MAIA, Andrea; BIANCHI, Angela Andrade; GARCEZ, José Maria Rossani. Origens e Norteadores da Mediação de Conflitos. In: Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Coord. ALMEIDA, Tânia, et. ali.. Salvador: JusPodivm, 2019, p. 45-56.

MARKUS, Miriam E.. MediacioÌn: El vibrar de las narrativas em mediacioÌn: Una mirada del conflito desde la teoriÌa de las narrativas, la teoriÌa energeÌtica y la metafiÌsica. Buenos Aires: PaidoÌs MediacioÌn, 2012.

NAZARETH, Eliana Riberti. Mediação: o conflito e a solução. São Paulo: Artepaubrasil, 2009.

PON STAFF. Expanding the Pie: Integrative versus Distributive Bargaining Negotiation Strategies: Integrative bargaining builds goodwill and trust. December 16th, 2019 Negotiation Skills. Disponível em: < https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/negotiation-skills-expanding-the-pie-integrative-bargaining-versus-distributive-bargaining/>. Acesso em 5 fev. 2020.

SUARES, Marinés. Mediación, Conducción de Disputas, Comunicación y Técnicas. Buenos Aires: Paidós, 1995.

URY, William; FISHER, Roger; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: como negociar acordo sem fazer concessões. Rio de Janeiro: Solomon Editores, 2018.

URY, William. Entrevista. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/homem-que-selou-a-paz-entre-abilio-e-casino-revela-os-6-passos-para-uma-negociacao-bem-sucedida/. Acesso em: 01 jun. 2017.

Pubblicato

2024-08-30

Fascicolo

Sezione

Artigos