Mediação e suas escolas tradicionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/REDES.v12i26794

Palabras clave:

Mediação, Escola de Harvard, Mediação Transformativa, Escola Circular-Narrativa.

Resumen

A fim de contribuir para o atual debate em torno da prática da mediação, objetiva-se, com este paper, sob as lentes das chamadas escolas de mediação e o impacto que elas possuem na atuação do facilitador, abordar o histórico de cada uma, sua fundamentação teórica e algumas técnicas que lhes caracterizam, assim como refletir sobre o papel do mediador de acordo com cada abordagem. As distinções entre os modelos serão feitas a partir de prismas diversos, análise bibliográfica e reflexões próprias, e as técnicas atinentes a cada uma foram retiradas de bibliografia dos próprios precursores das escolas, considerando, inclusive, atualizações realizadas após décadas de experiência prática, a exemplo da metodologia de Harvard e o programa desenvolvido por esta universidade.

Biografía del autor/a

Sergio Salles, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Editor da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado em Direito da UCP entre 2012 e 2015. Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da UCP entre 2014 e 2015.

Geovana Faza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MG

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2017-2018), com a dissertação: "Justiça Restaurativa, Narrativas Traumáticas e Reconhecimento Mútuo", aprovada com distinção.. Pós-graduada em Direito Público pela PUC Minas (2009), com a monografia "A composição da base de cálculo da Cofins e do PIS: possibilidade ou não da exclusão do ICMS". Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Pesquisadora visitante da Boston College Law (2018-2019). Diretora do Centro Judiciário de Conciliação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal - Subseção Judiciária de Juiz de Fora/MG, desde 2014. Instrutora de Mediação e Conciliação, pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho da Justiça Federal. Formação avançada de instrutoria em conciliação e mediação pelo CJF (2016). Formação em Docência On Line pela ENAP, CNJ, CJF e ENFAM. Formação em tutoria em Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard (BSC) pela Unicorp - TRF1; Experiência em tutoria on line em cursos de Formação de Conciliadores e Mediadores da Justiça Federal (CJF). Experiência em advocacia tributária e previdenciária. Experiência em assessoramento de Juiz Federal em matéria cível, previdenciária, servidor público, tributária, ambiental e criminal. Experiência em Direção de Secretaria - Justiça Federal de Primeiro Grau (2005/2012), de vara cível e de competência ampla. Diretora Administrativa da Subseção Judiciária de Juiz de Fora - Justiça Federal (2012-2014). Docência superior (Direito Penal) - Faculdade Cenecista de Varginha (2007-2008). Cursos de Resolução Adequada de Conflitos (ENAM/UNB). Docente de cursos de extensão em gestão de conflitos, mediação e conciliação. Integrante de Grupo de Pesquisa do programa de Mestrado em Direito da UCP (Retórica - Aristóteles). Conteudista do CJF (Curso de Conciliação e Mediação). Formada em Constelações Familiares pelo Instituto Constelari (2018). Treinamento em Círculos Restaurativos pela Suffolk University (Boston/2018). Publicação de capítulos de livros, de artigos em revistas especializadas. Participação em congressos e seminários nacionais e internacionais. Palestrante.

 

Citas

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Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Artigos