Competências do diretor escolar para uma gestão autônoma e democrática em escolas públicas: estudo na educação básica em município catarinense

Autores/as

  • Sulivan Desirée Fischer Professora do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas UDESC/Pesquisadora da Instituição
  • Simone Ghisi Feuerschütte Professora do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas UDESC/Pesquisadora da Instituição
  • Marcelo de Sá Mendoza Acadêmico do Curso de Administração Pública – Centro- ESAG/UDESC.
  • Beatriz Gil de Oliveira Acadêmica do Curso de Administração Empresarial - Centro Esag/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3481

Palabras clave:

Gestão Escolar, Autonomia, Participação, Competências.

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar as competências necessárias à atuação de diretores de escolas públicas de educação básica, para o desenvolvimento de uma gestão autônoma e democrática. Conduzida na forma de estudo de caso qualitativo, exploratório e descritivo, abrangeu diretores de escolas públicas de um município catarinense. Os resultados demonstram constrangimento à gestão autônoma e democrática das escolas, resultantes de restrições da Secretaria de Educação, falta de preparo para o exercício da função de diretor e  baixa participação da comunidade escolar.

 

 

Biografía del autor/a

Sulivan Desirée Fischer, Professora do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas UDESC/Pesquisadora da Instituição

Professora adjunto do Curso de Administração pública - Udesc

Doutora em Administração Pública UFBA/BA

Area de cocentração: poder local

Estudos sobre Educação

Simone Ghisi Feuerschütte, Professora do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas UDESC/Pesquisadora da Instituição

Professora Associada do Curso de Administração pública, mestrado e doutora - Udesc

 

 

Marcelo de Sá Mendoza, Acadêmico do Curso de Administração Pública – Centro- ESAG/UDESC.

Bolsista do projeto de pesquisa - Curso de Administração Pública – Centro- ESAG/UDESC.

Beatriz Gil de Oliveira, Acadêmica do Curso de Administração Empresarial - Centro Esag/UDESC

Bolsista do projeto de pesquisa.

Publicado

2017-09-29

Número

Sección

Artigos