Competências do diretor escolar para uma gestão autônoma e democrática em escolas públicas: estudo na educação básica em município catarinense
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3481Palavras-chave:
Gestão Escolar, Autonomia, Participação, Competências.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as competências necessárias à atuação de diretores de escolas públicas de educação básica, para o desenvolvimento de uma gestão autônoma e democrática. Conduzida na forma de estudo de caso qualitativo, exploratório e descritivo, abrangeu diretores de escolas públicas de um município catarinense. Os resultados demonstram constrangimento à gestão autônoma e democrática das escolas, resultantes de restrições da Secretaria de Educação, falta de preparo para o exercício da função de diretor e baixa participação da comunidade escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.