Metodologias didáticas utilizadas com estudantes com deficiência visual no período de alfabetização em escolas brasileiras e portuguesas: uma revisão integrativa

Autores

  • Jaqueline Perotoni Universidade do Vale do Itajaí
  • Bruna Carla de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí
  • João Portes Universidade do Vale do Itajaí http://orcid.org/0000-0003-2512-4491

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10014

Palavras-chave:

Metodologias Didáticas, Deficiência Visual, Educação Inclusiva, Brasil, Portugal.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral levantar teses e dissertações produzidas no Brasil e em Portugal sobre as metodologias didáticas para estudantes com deficiência visual (DV) no período de alfabetização em escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada com base nos princípios do método PRISMA. A coleta foi feita por duas juízas independentes e um terceiro juiz avaliou a concordância entre as duas, sendo essa de 82%. Foram pesquisadas teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e selecionados 8 estudos com base em critérios pré-estabelecidos. Foram analisadas as seguintes categorias: título, autor(es), ano, instituição, programa, país, método (delineamento; instrumentos; participantes; análise de dados) e resultados (no qual foram criadas as categorias: “prática docente”, “tecnologia assistiva (TA)”, “tecnologia educacional (TE)” e “dificuldades do professor”). Todas as pesquisas encontradas são brasileiras e em sua maioria qualitativas, com predominância do uso de práticas de observação e dos instrumentos entrevista e diário de campo. De modo geral, os resultados indicaram que os docentes não são capacitados para o trabalho com essa população; que os recursos de TA estão ligados principalmente ao braille, ao passo que os de TE são a maioria táteis. Percebeu-se a ausência de estudos portugueses e uma baixa rigorosidade metodológica dos trabalhos brasileiros. Nenhum estudo envolvia metodologias didáticas baseadas no modelo do Desenho Universal da Aprendizagem.

Biografia do Autor

Jaqueline Perotoni, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí e pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami.

Bruna Carla de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica de Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí.

João Portes, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico). Mestre em Psicologia pela UFSC. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência (ELO Psicologia). Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).Atualmente pertence ao corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da UNIVALI e também atua como docente no curso de graduação em Psicologia da mesma instituição.

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Publicado

2022-12-28

Edição

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Artigos