Metodologias didáticas utilizadas com estudantes com deficiência visual no período de alfabetização em escolas brasileiras e portuguesas: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10014Palabras clave:
Metodologias Didáticas, Deficiência Visual, Educação Inclusiva, Brasil, Portugal.Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo geral levantar teses e dissertações produzidas no Brasil e em Portugal sobre as metodologias didáticas para estudantes com deficiência visual (DV) no período de alfabetização em escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada com base nos princípios do método PRISMA. A coleta foi feita por duas juízas independentes e um terceiro juiz avaliou a concordância entre as duas, sendo essa de 82%. Foram pesquisadas teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e selecionados 8 estudos com base em critérios pré-estabelecidos. Foram analisadas as seguintes categorias: título, autor(es), ano, instituição, programa, país, método (delineamento; instrumentos; participantes; análise de dados) e resultados (no qual foram criadas as categorias: “prática docente”, “tecnologia assistiva (TA)”, “tecnologia educacional (TE)” e “dificuldades do professor”). Todas as pesquisas encontradas são brasileiras e em sua maioria qualitativas, com predominância do uso de práticas de observação e dos instrumentos entrevista e diário de campo. De modo geral, os resultados indicaram que os docentes não são capacitados para o trabalho com essa população; que os recursos de TA estão ligados principalmente ao braille, ao passo que os de TE são a maioria táteis. Percebeu-se a ausência de estudos portugueses e uma baixa rigorosidade metodológica dos trabalhos brasileiros. Nenhum estudo envolvia metodologias didáticas baseadas no modelo do Desenho Universal da Aprendizagem.
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