Avaliação nacional da alfabetização: análise das contribuições das pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.10033

Palavras-chave:

Avaliação externa, Alfabetização, Políticas educacionais

Resumo

O artigo tem como objetivo revisar e analisar as contribuições de pesquisas acadêmicas cujo objeto de investigação é a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que analisa a política de avaliação da alfabetização e o seu papel na orientação e reorientação das políticas educacionais brasileiras. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de se ampliar os estudos referentes aos desdobramentos das políticas para alfabetização e sua avaliação. A fim de conhecer as pesquisas dedicadas ao tema e compor o panorama contextual da investigação, realizou-se revisão sistemática de produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado no período de 2015 a 2019, em banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES- e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD. Como resultado a pesquisa apontou poucas investigações acerca da temática, os estudos encontrados revelaram predominância na perspectiva docente e de gestores escolares quanto à influência da ANA na prática docente. O estudo evidenciou que a ANA influencia na visão da alfabetização no país, na constituição da identidade docente e da imagem social da criança, por meio de dados e metas quantitativas de desempenho. Considerou ainda que existam dificuldades por parte dos gestores em utilizar os dados da avaliação e que a ANA não se efetivou como instrumento de reflexão docente e melhoria da aprendizagem.

Biografia do Autor

Maísa Malta, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.

Doutora em Educação Escolar  pela Universidade Estadual Paulista- (UNESP), Araraquara SP. Mestre em Educação (CUML), Ribeirão Preto SP. Docente da educação básica e de graduação em Pedagogia (FFCL- Ituverava)

Hilda Maria Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/ Franca/ Araraquara)

Livre- Docente em Política e Gestão da educação (UNESP/Franca). Doutora e mestre em Educação Escolar (UNESP/Araraquara).Docente de pós-graduação (UNESP/Franca/Araraquara).

Referências

ALBERTON, Rosane. Avaliação nacional de alfabetização e suas implicações no cotidiano da escola a partir da visão dos diretores do município de Braço do Norte 2013 -2015. 2017. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação nacional da alfabetização: relatório 2013-2014: volume 1: da concepção à realização. Brasília,DF: INEP,2015.

BRITO, Kelly Daniele Santos Silva. Avaliação em larga escala: contributos da ANA para a prática pedagógica no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, Aug. 2002.

Disponível em:https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.Epub 20 Ago 2002. ISSN 1678-4626.https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 07 mar. 2020.

FRANCISCO, Mariley Polo. Avaliação de larga escala na alfabetização: a média mostra a realidade da aprendizagem? 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.

LIMA, Náfren. F. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) na rede municipal de ensino de Jataí/GO. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019.

MACHADO, Rosimar, I. A tríade Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA como um Fluxo Biopolítico Circular que gerencia a alfabetização no Brasil. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.

MARIANO CARVALHO, Yuri. Do velho ao novo: a revisão de literatura como método de fazer ciência. Revista Thema, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 913-928, jan. 2020. ISSN 2177-2894. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1328. Acesso em: 30 mar. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.913-928.1328.

NIENOW, Naiara dos Santos. A construção da imagem social da criança no diálogo com a avaliação nacional da alfabetização. 2016. 367 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.

PEREIRA, Patrícia da Silva Onório. Avaliação nacional da alfabetização e provinha Brasil: percepção dos gestores e suas funções. 2015.121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) —Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

PIOVEZAN, Roberta Maria de Souza. Avaliação nacional de alfabetização e compreensão leitora. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

PORTELA, Maíra Miranda. Alfabetização matemática: um paralelo entre a avaliação nacional e cenários estaduais. 2016. 118f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública)- Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora,2017.

RAIMANN, Elizabeth Gottschalg; LIMA, Náfren Ferreira. Avaliação nacional da alfabetização: o que as pesquisas apontam? Laplage em Revista, [S.l.], v. 4, n. 2, p. p.27-39, maio 2018. ISSN 2446-6220. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/470. Acesso em: 09 jan. 2019. doi:https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842470p.27-39.

ROSSETTO, Gislaine. A. R da S.; FIGHERA, Adriana. C. M.; SANTOS, Eliane. G. dos; POWACZUK, Ana. C. H.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Desafios dos estudos “Estados da Arte”: estratégias de pesquisas na pós-graduação. Educação: Saberes e Práticas. V.2, n.1, 2013. P-1-15. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/SaberesPratica/article/view/54. Acesso em: 07 mar. 2020.

SAMPAIO, Rosana F; MANCINI, Marisa C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, Feb. 2007. Disponível em :http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100013&lng=en&nrm=iso.Acesso em: 30 mar. 2020.

https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013.

SILVA, Aline Rafaela Lima e. Avaliação nacional da alfabetização – ANA: relações entre práticas de ensino e política de avaliação da alfabetização. 2016. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016

SILVA, Lucas Melgaço. Avaliações em larga escala na alfabetização: contextos no ensino público de um município do estado do Ceará. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SOUZA, Thamara Maria de. A avaliação nacional da alfabetização e a prática docente no bloco inicial de alfabetização: estudo de caso na rede pública do Distrito Federal. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.

SPERRHAKE, Renata. O Dispositivo da Numeramentalidade e as Práticas Avaliativas: uma análise da Avaliação Nacional da Alfabetização.2016. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

TEIXEIRA, Olga Cristina da Silva. Implementação da avaliação nacional da alfabetização na gestão do processo alfabetizador em Dourados-MS. 2016. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Edição

Seção

Artigos