Avaliação nacional da alfabetização: análise das contribuições das pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.10033Palabras clave:
Avaliação externa, Alfabetização, Políticas educacionaisResumen
O artigo tem como objetivo revisar e analisar as contribuições de pesquisas acadêmicas cujo objeto de investigação é a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que analisa a política de avaliação da alfabetização e o seu papel na orientação e reorientação das políticas educacionais brasileiras. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de se ampliar os estudos referentes aos desdobramentos das políticas para alfabetização e sua avaliação. A fim de conhecer as pesquisas dedicadas ao tema e compor o panorama contextual da investigação, realizou-se revisão sistemática de produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado no período de 2015 a 2019, em banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES- e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD. Como resultado a pesquisa apontou poucas investigações acerca da temática, os estudos encontrados revelaram predominância na perspectiva docente e de gestores escolares quanto à influência da ANA na prática docente. O estudo evidenciou que a ANA influencia na visão da alfabetização no país, na constituição da identidade docente e da imagem social da criança, por meio de dados e metas quantitativas de desempenho. Considerou ainda que existam dificuldades por parte dos gestores em utilizar os dados da avaliação e que a ANA não se efetivou como instrumento de reflexão docente e melhoria da aprendizagem.Citas
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