Da invisibilidade ao multicolorido: uma instalação artística para narrar memórias e apresentar marcas identitárias da EMEF Professor Guilherme Sommer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10145

Palavras-chave:

Instalação artística, Memória, Marcas Identitárias, Escola.

Resumo

Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado profissional aplicada em Memória Social e Bens Culturais e desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Teutônia - RS.  Versa sobre a realização de uma instalação artística baseada nas memórias de membros da comunidade escolar para elucidar marcas identitárias da instituição ao longo de sua história, com o objetivo de apresentar uma imagem mais positiva do educandário a toda população. A relação intrínseca entre memória e identidade é a fundamentação da narrativa comunicada pela obra. O processo criativo, desde o levantamento dos dados e concepção da obra até sua execução e discussão após a realização, apresenta as etapas de construção deste produto. Ainda que não seja possível mensurar o impacto da obra recém realizada na imagem externa da escola, constata-se que promoveu um movimento reflexivo interno acerca de aspectos da identidade além de valorizar a história e memórias da instituição para sua comunidade escolar.

Biografia do Autor

Sabrina Henz, Universidade La Salle

Mestranda em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle. Especialista em Alfabetização pelo Centro Universitário Barão de Mauá e em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSUL Câmpus Lajeado. Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Taquari e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Professora da rede pública municipal de Teutônia -RS.

Lúcia Regina Lucas da Rosa, Universidade La Salle

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstruindo o ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998) e graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Atualmente, coordenadora do curso de Letras na Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professora adjunta no curso de Letras; professora e pesquisadora no PPG Memória Social e Bens Culturais na Unilasalle. Integrante CCPE - Conselho Científico de Pesquisa e Extensão na Unilasalle e do CONSUN - Conselho Universitário. Bolsista voluntária no Projeto Residência Pedagógica Unilasalle/Capes.

Rute Henrique da Silva Ferreira, Universidade La Salle Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014).

Downloads

Publicado

2023-04-10

Edição

Seção

Artigos